Ondina reúne tecnologia de ponta e parceria entre Brasil e Japão
O processo de construção do primeiro navio da Enseada Indústria Naval, o Ondina, foi iniciado com o corte de chapa do casco, em novembro de 2013, no estaleiro da Kawasaki (acionista e parceira tecnológica da Enseada), no Japão. Após 2 anos de trabalho, o casco está na fase final do processo de construção, respeitando a política de conteúdo local. Nesse período, 330 pessoas, entre brasileiros e japoneses, vêm dando forma ao navio. A empresa possui com a Kawasaki um programa de transferência de tecnologia que, dentre outras peculiaridades, capacita integrantes brasileiros no estaleiro japonês. O top side do navio (parte que fica em cima do casco) vinha sendo montado no estaleiro da Enseada na Bahia e, com a suspensão das atividades industriais por conta da crise na indústria naval, encontra-se hoje com 65% de conclusão. A Enseada tem um estaleiro de quinta geração, um dos mais modernos do mundo, e consegue fabricar equipamentos de alto valor agregado, estado da arte da construção naval mundial. nike air max 2017 wit De acordo com Fabio Cunha, gerente de Projeto do Ondina, o navio-sonda possui grandes inovações tecnológicas. Nike Air Max 2016 Heren groen “Estamos construindo um compact drilling, novo conceito de projeto para navio-sonda. Muitos equipamentos de perfuração estão instalados no casco, o que permite uma melhor utilização dos espaços e que o navio possua uma dimensão menor, com ganho no deslocamento”, explicou o gerente que destaca também como inovação o posicionamento dinâmico nível 3, trabalhando com barramento aberto e/ou fechado e BOP (Blow Out Preventer) com capacidade de corte de tubulação com maiores espessuras para atender aos requisitos especiais das perfurações do pré-sal. O BOP faz parte do sistema de segurança de controle do poço. É ele o responsável por controlar as pressões e vazões de entrada na cabeça do poço e age como uma grande válvula de retenção que bloqueia a entrada e saída de derivados (lama, cimento, gases). O Ondina foi lançado ao mar pela primeira vez em agosto deste ano e chegará ao Brasil em até 45 dias após deixar o Japão (ver ao lado infográfico sobre as etapas de construção do navio). Na época, o vice-presidente de Operações da Enseada comemorou a conquista junto aos integrantes. “Este momento somente foi possível graças a vontade de todos para vencer obstáculos e grandes desafios. Cheap Nike Trainers UK Para nossos parceiros e sócios da Kawasaki talvez seja mais uma etapa cumprida na sua longa e bem-sucedida história centenária. Para nós, da Enseada, representa uma grande alegria e esperança. fjallraven kanken mochilas Alegria por poder concretizar uma etapa muito importante no objetivo central de satisfazer as expectativas do nosso cliente. Goedkoop Nike Air Max 2017 Esperança, porque mesmo com os desafios adicionais que o momento atual tem submetido a nossa empresa e a todos nós, pessoal e profissionalmente, temos tido força e energia para continuarmos firmes e determinados na construção do nosso futuro e da empresa que acreditamos”, enfatizou Guaragna. O que é um navio-sonda? É um navio usado para perfuração de poços, com sistema de posicionamento dinâmico DP3, que mantém a posição da embarcação de forma automática. Para garantir esse posicionamento, são usados propulsores, que anulam os efeitos dos ventos e das ondas. Tem como vantagem maior autonomia para perfurar em grandes distâncias da costa, operando em águas ultraprofundas, alcançando 3.000 metros de lâmina d’água e até 10.000 metros de perfuração. São navios, portanto, projetados e construídos com os sistemas de perfuração integrados aos seus cascos e sistemas navais.