Máquinas digitais chegam à Enseada para garantir qualidade nos processos de soldagem
A Enseada recebeu, recentemente, na Unidade Paraguaçu, 189 máquinas digitais de solda MIG MAG (Metal Inert Gas/Metal Active Gas), que vieram para substituir as máquinas já existentes. Os novos equipamentos são diferenciados, pois possuem um dispositivo que facilita o processo de soldagem e nos contornos. Esse tipo de máquina também reduz os poros durante a fusão, trazendo como resultado uma solda de característica superior.
“Vimos, no Japão, durante o Acordo de Transferência de Tecnologia (TTA), que essa seria a nossa melhor opção de equipamento. A Kawasaki não o utiliza à toa. Quando fizemos o pedido, solicitamos ao fornecedor, a empresa japonesa OTC, que traduzisse todo o painel para português. Durante o processo de soldagem, essa máquina oferece menos respingos e, por isso, não há retrabalhos. A previsão é que em março ou abril de 2015 cheguem mais 130 equipamentos”, declarou o coordenador de Soldagem da Enseada, Thyago Calvo.
Geraldo Herculano, supervisor de Solda da Enseada, também esteve no Japão (maio a agosto de 2014) e falou sobre a aquisição do novo equipamento. “Ganhamos em produtividade, qualidade operacional e técnica, em desempenho. Ela oferece funções básicas que nos ajudam na velocidade e qualidade da solda”, comentou.
Além das XD 500 SII, chegaram também três máquinas KRUMC 1500 de soldagem por arco submerso (método em que o calor necessário para fundir o metal é produzido por um arco elétrico), e 13 máquinas MRA 800, que realiza operações de goivagem (processo de corte por eletrodo de grafite).