Apresentação de mestres do TTA reúne integrantes na Unidade Paraguaçu
Foi realizada, na tarde desta segunda-feira (15), na Unidade Paraguaçu da Enseada, as apresentações das contribuições dos supervisores japoneses da Kawasaki, que passaram cinco meses orientando os integrantes brasileiros da empresa. Cerca de quarenta participantes, de diversas áreas do Estaleiro, participaram da reunião.
O diretor Industrial da Enseada, Yasumasa Yao, lembrou que o Acordo de Transferência de Tecnologia (TTA) é uma oportunidade que se tem de adquirir conhecimento para poder compartilhar. “É importante continuar estudando para não esquecer o que se aprendeu. A continuidade e o compartilhamento do aprendizado vai tornar os nossos colaboradores mais capazes e a empresa mais forte”, disse o diretor.
Os cinco integrantes da Kawasaki – Hiroshi Matsunari (pipe shop), Minoru Okamato (montagem e remarcações), Takuya Higashiyama (chanfro de chapas e máquinas de corte), Takuji Ujike (desempeno) e Koji Yishihiro (marcação) – fizeram apresentações, destacando a evolução dos trabalhos e observando pontos onde o progresso poderia ter sido melhor.
Mário Moura, gerente Industrial, comentou a transferência de conhecimento e agradeceu aos orientadores japoneses pelos cinco meses de imersão nos trabalhos de construção dos navios. “O ganho na produtividade é visível. Quando se alia comprometimento e conhecimento, o resultado é um avanço significativo do projeto. A postura dos nossos colegas japoneses e a proatividade com que desempenharam as funções foi fundamental para o enriquecimento da nossa força de trabalho”, revelou o gerente.
Navegando Juntos
Navegando Juntos
NADILA SILVEIRA
David Costa