Enseada oferece diversas atrações culturais na Flica 2014
A Enseada Indústria Naval participará, pela terceira vez, da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica 2014), que será realizada entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Com apresentação de uma programação extensa ao longo dos dias do evento, a Enseada tem como objetivo valorizar e garantir a difusão da memória popular da comunidade onde está inserida, e lançará três contos infantis durante o evento.
As histórias, populares nas comunidades quilombolas localizadas no entorno do Estaleiro, em Maragojipe, vêm sendo transmitidas por gerações, porém, sem registros por escrito, apenas contadas através da oralidade. A empresa também estará presente na feira com um estande, realizando diversas atividades, entre as quais, Demonstração de Cerâmica de Coqueiros, na Praça Teixeira de Freitas; apresentações culturais da região, na Casa do Iphan; exibição dos vídeos A Barquinha da Enseada e II Encontro de Cheganças da Bahia, entre outras.
As obras refletem contos populares e revelam a história das comunidades situadas no entorno do município de Maragojipe, onde o Estaleiro desenvolve suas atividades desde 2012. As três histórias, “A Dona das Águas”, “A Mãe do Timbó” e “O Homem que Virava Bicho, o Bicho que Virava Homem”, serão contadas na Fliquinha (evento paralelo direcionado ao público infantil), com a presença das autoras quilombolas e do antropólogo Vilson Caetano, que assina as três obras.
“A Enseada vem investindo na cultura quilombola há algum tempo. Os contos e os vídeos lançados no ano passado e os que estão sendo feitos este ano só reforçam que a comunidade do entorno precisa ser valorizada e suas histórias representam tudo o que vem sendo transmitido entre gerações. Estamos felizes por voltar a fazer parte deste evento”, afirma Humberto Rangel, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Enseada.
Sobre a Enseada Indústria Naval
A Enseada Indústria Naval, empresa formada por Odebrecht, OAS, UTC e KHI (Kawasaki Heavy Industries) – esta última, sócia e também parceira tecnológica estratégica -, atua na construção e integração de unidades offshore, como plataformas, FPSOs e sondas de perfuração. A matriz da empresa está localizada no município de Maragojipe (BA), onde está localizado o Estaleiro Enseada, considerado um dos maiores do País, e que tem como cliente a Sete Brasil para a construção de seis sondas de perfuração do pré-sal para a Petrobras. No Rio de Janeiro, a Enseada atua no Estaleiro Inhaúma, que foi arrendado pela Petrobras em razão do contrato para conversão dos cascos de quatro navios tipo VLCC nas plataformas P-74, P-75, P-76 e P-77.