DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E O COMPROMISSO DA ENSEADA COM A SUSTENTABILIDADE

 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Enseada reforça o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, os aspectos ecológicos e a educação ambiental. Uma oportunidade para refletirmos sobre o que estamos fazendo com o nosso planeta.

O marco criado pela Nações Unidas (ONU) em 1972 tem por objetivo conscientizar as pessoas quanta a importância de se preservar os recursos naturais, além de nos levar a uma maior reflexão quanto o nosso papel no planeta, passando a adotar uma postura responsável em relação aos problemas que impactam o meio ambiente e a qualidade de vida.

 

“Pequenos gestos definem o futuro”

Com a campanha “Pequenos gestos definem o futuro” e considerando a importância do tema, a Enseada realiza regularmente ações de sensibilização voltadas aos trabalhadores, moradores e alunos das escolas da região no sentido de identificar os problemas ambientais cotidianos mais comuns, buscando despertar nesses públicos a importância de uma maior consciência ambiental, além de apresentar soluções simples que contribuam para a redução dos impactos nos ambientes ondem vivem. 

 

Como eu, uma única pessoa, posso ajudar a salvar o planeta? 

Não é uma tarefa fácil, entretanto, pequenos gestos ajudam a preservar o meio ambiente e fazer do planeta um lugar melhor para as futuras gerações.

– Reduza o consumo: compre apenas o necessário. Antes de comprar algo novo, pergunte-se se realmente precisa.

– Evite usar materiais descartáveis, especialmente plásticos de uso único: sacolas, garrafinhas, embalagens em geral, canudos – o plástico está em toda parte tornando-se um problema. 

– Reutilize, reaproveite e recicle tudo que for possível: caixas, potes de vidros, latas e plásticos, por exemplo, podem ser reutilizados para acondicionar objetos. Roupas que você não utiliza mais podem ser doadas. Quanto mais diminuímos a nossa produção de lixo, mais preservamos o meio ambiente.

– Cuide bem do seu lixo: não jogue lixo no chão, contribua para o destino adequado dele. Separar o lixo reciclável é importante para diminuir o volume de lixo nos aterros das cidades.

– Plantar mais, desmatar menos: mesmo que não tenha um jardim, plantar uma pequena árvore em uma praça ou manter plantas em casa contribui para um ambiente mais verde. Evite queimadas.

– Cuide bem dos cursos de água: nunca deposite lixo em mares, rios, lagos, manguezais, praias e outros ambientes e, principalmente, preserve a mata em volta desses locais. Essa mata protege contra erosão e assoreamento.

– Reduza o consumo de água: adote medidas de redução como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba, diminuir o tempo de banho, armazenar a água da chuva para reutilizar, não lavar calçadas e veículos com água corrente. São práticas simples e eficientes.

– Obedeça aos períodos de defeso: não pesque em épocas de reprodução e obedeça às regras que indicam a quantidade de pescado permitida. Também é importante não realizar a caça ilegal ou matar passarinhos.

– Reduza o consumo de energia elétrica: desligue as luzes, use lâmpadas LED e evite usar aparelhos elétricos em excesso. Economizar energia reduz a queima de combustíveis fósseis e contribui para reduzir o valor da conta de luz.

– Evite andar apenas de carro: optar por caminhar, andar de bicicleta ou usar o transporte público, é benéfico não apenas para a saúde, mas também para o meio ambiente.

 

Embora os desafios ambientais sejam enormes, a solução começa por cada um de nós, em nossas casas e comunidades. Pequenas ações para preservar o meio ambiente, quando adotadas consistentemente, podem levar a grandes mudanças. Então, qual pequena ação você adotará hoje?

PEQUENOS GESTOS DEFINEM O NOSSO FUTURO!

Saiba mais:

Criação do Dia Mundial do Meio Ambiente

___

Esta ação integra o escopo das ações do Programa de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS integrantes da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023, e 30.924, de 25/04/2024, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

05/06/2024
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado