COM O TEMA “A TERRA PRECISA DE VOCÊS” ENSEADA REALIZOU ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO DIA DO MEIO AMBIENTE
O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho, tendo sido criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1972 durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. A celebração tem por objetivo conscientizar as pessoas a respeito da importância de se preservar os recursos naturais, além de induzi-las a uma maior reflexão quanto ao seu papel no planeta, levando-as a adotar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas que impactam o meio ambiente.
A partir dessa premissa, a Enseada Industria Naval S.A. realiza regularmente ações voltadas aos seus trabalhadores e alunos das escolas da região no sentido de apontar os problemas cotidianos mais comuns encontrados na região, buscando despertar nesses públicos a importância de uma maior consciência ambiental, além de indicar soluções simples que contribuem para a redução dos impactos nos ambientes ondem vivem.
O processo de sensibilização se inicia com a articulação com a direção das escolas para despertar a importância de se abordar a temática de forma transversal nas diversas matérias que integram o currículo escolar, além de alinhar a atividade da empresa naquela unidade escolar.
Em 2022, a equipe de Sustentabilidade da Enseada trabalhou junto as escolas situadas na região do entorno do seu empreendimento, enfatizando que, sejam grandes ou pequenas, as ações de cada um importam para o planeta. Para tanto, foi elaborado um cartaz de divulgação distribuídos tanto em suas instalações, como nas escolas da região, alertando para essas questões.
Considerando as projeções de aumento populacional e a constatação de que o total de resíduos produzidos no mundo é três vezes maior que o crescimento populacional, com severos impactos ambientais, em especial considerando os atuais padrões de consumo que contribui para uma maior geração de resíduos, o baixo índice de reciclagem que acelera o esgotamento de recursos naturais, os descartes indevidos e ausência de aterros licenciados, que em conjunto contribuem para que os custos ambientais dos resíduos sejam muitos e difíceis de lidar, levando ao esgotamento do planeta no futuro próximo
Os resíduos descartados interferem em diversos aspectos do nosso meio ambiente, como, por exemplo: a inutilização do solo, a contaminação da água e a poluição do ar, além de alterar o equilíbrio ecológico. O conjunto desses impactos implica na redução da qualidade de vida da população e a destruição de biomas, afetando principalmente as populações menos favorecidas.
As atividades realizadas nas escolas contaram com uma apresentação, com abordagem lúdica, sobre a geração de resíduos sólidos e o impacto decorrente no planeta, levando as crianças constatarem essa questão no seu dia a dia. A partir desta etapa, a abordagem focou na construção de soluções por meio do debate e na identificação do papel de cada um para a solução dos problemas apontados, buscando com isso incentivar a participação deles e o despertar da consciência para a adoção de uma postura mais proativa em relação à preservação ambiental. Na sequência, foram realizadas atividades lúdicas com perguntas e respostas e montagem de quebra cabeças sobre o tema abordado. Ao final, foram distribuídas a cartilha contendo esclarecimento sobre a questão dos resíduos elaborada pela Enseada, além de squeezes, recipiente para armazenar o líquido, que contribui para a redução do uso de copos descartáveis.
O diretor da Escola Municipal Desembargador Oscar Dantas, Emerson Warney Britto Borges, demonstrou gratidão por mais um momento ímpar para a educação das crianças de Enseada do Paraguaçu. Ao todo participaram da ação de 226 alunos das seguintes unidades escolares:
– Escola Municipal Desembargador Oscar Dantas, em de Enseada do Paraguaçu
– Escola Municipal Antonio Virgílio de Média, em São Roque do Paraguaçu
– Escola Clodoaldo de Brito, em Cairu de Salinas.
Em seu Terminal, a Enseada desenvolveu ações de conscientização durante o Treinamento Diário dos Trabalhadores – TDT, com ênfase na questão dos resíduos e nas ações de descarte adequado para ampliar a reciclagem.
____________
Esta matéria atende à condicionante referente aos Programas de Educação Ambiental e de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, 07/01/2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, 14/02/2020, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.