Ações Ambientais x Prestadores de Serviços
Reponsabilidade e compromisso com as questões ambientais são aspectos inegociáveis observados pela Enseada Industria Naval S.A. (Enseada) com rigor e de forma regular em suas operações, inclusive para com as empresa subcontratadas que atuam em seu Terminal Portuário.
Neste sentido e considerando o entendimento que a conscientização é sempre o melhor caminho, a coordenação de SMS, em articulação com a Gerência de Sustentabilidade, vem atuando fortemente junto às essas empresas , seja por meio de vistorias regulares nas dependências utilizadas por elas ou pela observação atenta quanto à atuação das equipes de trabalho em campo, buscando verificar não apenas o cumprimento dos procedimentos previamente alinhados contratualmente, como também identificar quaisquer “não conformidades” que possam vir a causar algum dano ambiental ou a saúde e a segurança dos trabalhadores, incorrendo em riscos para a operação da Enseada.
Em 18 de maio último, Pedro Barbosa, responsável pelo setor de SMS da Enseada, reuniu os mecânicos da oficina e encarregados da FGS, que atuam na manutenção de máquinas e veículos, para uma breve reciclagem, com orientações à respeito dos cuidados a serem adotados para prevenir o vazamento de óleo no solo, de maneira a não poluir o solo e com a percolação do produto causar a contaminação do lençol freático por óleos e graxas.
Na ocasião, foi esclarecido que a empresa realiza monitoramentos de água subterrânea regularmente e que traços de contaminação, se ocorrer, poderão ser detectados caso não sejam adotadas as medidas preventivas preconizadas, causando uma “não conformidade” em relação aos parâmetros ambientais requeridos, fato este que representa uma infração ambiental passível de multa. Destaca-se que até então a Enseada não obteve nenhum resultado negativo nesses monitoramentos que indiquem contaminação. A par de todo o procedimento, o Sr. Jelve das Neves, supervisor da mecânica da FGS, se comprometeu em sempre realizar as atividades de manutenção dentro da oficina mecânica atento às questões indicadas de modo a preservar o meio ambiente, contribuindo assim para a sustentabilidade do empreendimento, buscando mitigar ao máximo os impactos das manutenções lá realizadas.
Em reunião anterior com os representantes da FGS, foram destacado os aspectos relativos ao monitoramento da fumaça preta, realizado mensalmente pela Enseada, obrigação da licença ambiental que visa assegurar uma boa qualidade do ar, por meio do controle das emissões de CO2 por veículos e máquinas que atuam no empreendimento. Na oportunidade, foi esclarecido que, ao se constatar valores acima do limite legal na Escala de Rigelmann em algum veículo, máquina ou equipamento, o procedimento indicado é a retirada imediata de operação para realização da manutenção e só retornarem após corrigido o problema que estava causando emissões poluentes, mediante nova aferição para verificação do atendimento aos padrões legais.
Outros aspectos observados nessas reuniões referem-se à segregação adequada de resíduos para posterior envio à Central de Resíduos, onde são devidamente acondicionados conforme a classificação e, posteriormente, enviados para a reciclagem ou destinação final adequada; a limpeza e conservação das instalações; a operação da caixa separadora de água e óleo (SAO); além do rigor na utilização de EPIs, especialmente para aqueles trabalhadores que atuam junto às pilhas de minério.
Tais iniciativas reforçam o relacionamento com as empresas e os esclarecimentos realizados contribuem para ampliar a parceira estabelecida e o nível de compromisso com as questões ambientais e trabalhistas. As operações da Enseada vêm transcorrendo de forma cada vez mais seguras e conscientes, com foco na sustentabilidade, tendo como meta o acidente zero em relação às questões ambientais e trabalhistas.
A programação da Enseada é promover uma reunião mensal de alinhamento com todos os representantes das empresas que prestam serviço em seu Terminal, em Maragojipe/BA.
As cartilhas da Coleção Sustentabilidade, podem ser acessadas através do link: https://issuu.com/estaleiroenseada.
Este informe atende à condicionante referente ao Programa de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.