OUTUBRO ROSA E A IMPORTÂNCIA DO AUTOCUIDADO

A campanha do “Outubro Rosa” tem como objetivo principal alertar anualmente as mulheres e a sociedade quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce relativo ao câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero. Assim, o mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à tais prevenções.

Com o intuito de realizar ações de sensibilização e orientação voltadas ao público feminino, a Enseada Industria Naval S.A. (Enseada) apoiou no dia 19/10 iniciativa em parceria com Posto de Saúde da Família – PSF, na comunidade Enseada do Paraguaçu, quando foram realizados diversos atendimentos, entre eles exames clínicos, com marcação de ultrassonografia de mamas e útero e mamografia, além de ministrar palestra sobre o tema, destacando a importância do autocuidado como forma de prevenção. Participaram do evento 57 mulheres.

No dia 28/10, também em parceria com o PSF de Enseada do Paraguaçu, foi realizado no Terminal Enseada um bate papo com as funcionárias sobre a importância das ações do auto cuidado e da realização dos exames preventivos regulares, buscando esclarecer dúvidas e discutir o tema com maior profundidade.

Para Jucidalva de Jesus, funcionária do PSF, ações dessa natureza são muito importantes e representam uma forma mais dinâmica de diálogo com essas mulheres, voltadas não apenas para incentivar as ações de autocuidado, orientando-as a identificar os sinais e sintomas a serem observados durante o processo, como também esclarecer sobre a importância da realização dos exames preventivos regulares, como forma de evitar doenças ou de identifica-las em estágios iniciais, considerando que o diagnóstico precoce eleva as chances de cura.

Esta ação integra o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Enseada e atende às condicionantes socioambientais da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

01/11/2021
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado