OPERAÇÃO DE REESTABELECIMENTO SINAIS NÁUTICOS RIO PARAGUAÇU
Com o objetivo de garantir a maior segurança aquaviária o canal do rio Paraguaçu, em Maragojipe | BA, o Serviço de Sinalização Náutica do Leste, organização militar subordinada ao 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil, coordenou com apoio da Enseada Indústria Naval S.A. (ENSEADA) o reestabelecimento e manutenção da sinalização náutica existente na região, considerando o aumento das operações portuárias do seu Terminal de Uso Privado – TUP, que apresentou maior fluxo de recebimento navios de carga de grande porte, em face do escoamento de cargas de minério de ferro para o exterior.
A operação durou cerca de 30 dias, com operações conjuntas realizadas em terra e no mar, contando com apoio do Navio Hidrográfico Balizador Tenente Boanerges (H-25), responsável pelos lançamentos das boias de sinalização. Assim, foram reestabelecidos os seguintes sinais náuticos:
– Boia Nº 01,
– Boia Nº 02,
– Boia Nº 03,
– Farolete Pedra do Itaibabo,
– Farol da Barra do Paraguaçu,
– Farolete Cabeça de Negro,
– Farolete Salamina,
– Farolete Francês.
Foto 01: Navio Hidrográfico Balizador Tenente Boanerges, lançamento da boia.
Para o Capitão de Fragata, Cláudio Luiz P. Batista: “Houve um excelente apoio logístico, além do acompanhamento dos trabalhos e auxílio do pessoal do TUP Enseada, especialmente no suporte com oficina e ferramentas”.
A ENSEADA participou fornecendo materiais para manutenção, apoio em terra e logístico com a disponibilização da lancha My Toy, que facilitou o acesso via marítima aos faroletes.
Foto 02: Farol de Barra do Paraguaçu.
A operação foi finalizada com a realização de uma vistoria técnica noturna, no dia 08/10, para confirmação do reestabelecimento dos sinais náuticos, que contou com a participação de representantes da ENSEADA, SSN-2 e da Praticagem. A iniciativa favorece não apenas as atividades desenvolvidas pelo TUP ENSEADA, como também a todas as embarcações que navegam na região.
Canal para dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios: 71 3417-8054
Esta publicação atende à condicionante referente ao Programa de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.
Raimaundo Soares