ENSEADA REALIZA RECICLAGEM ANUAL DE INTEGRAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE SMS E ISPS CODE PARA OS INTEGRANTES E PARCEIROS

A Enseada realizou nos dias 15, 16 e 17 de dezembro em seu Terminal de Uso Privativo – TUP, localizado em Maragojipe/BA, a reciclagem anual com todos os seus colaboradores, subcontratados (FGS, GPS, Copa Ambiental, Gereré Transportes, Top Service e Aquaload), parceiros e clientes, em cumprimento ao preconizado pela NR 34 e ISPS Code.

A Norma Regulamentadora 34 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente do trabalho para as atividades voltadas à indústria de construção, reparação e desmonte naval.

Por sua vez, o ISPS Code ou “Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias” foi criado com o objetivo de estruturar a avaliação de ameaças e de definir ações de proteção apropriadas às embarcações e operações de terminais portuários. Sem ele, o TUP da Enseada não se qualificaria para a obtenção da certificação da International Maritime Organization – IMO, nem participaria de operações internacionais, como a exportação e importação de cargas.

Todos os 79 participantes receberam orientações sobre a Enseada, sua área de atuação, os riscos existentes no ambiente de trabalho, noções básicas de segurança do trabalho, meio ambiente, instruções básicas do código ISPS, entre outras informações sobre como adotar uma conduta adequada nos ambientes laborais, em especial em um Terminal Marítimo. As orientações foram repassadas de modo a garantir que todos os funcionários estejam cientes de seus deveres e aptos a desenvolver suas atividades de forma a garantir permanentemente a segurança e a saúde por meio da identificação dos riscos iminentes e a adoção de posturas preventivas no dia a dia do trabalho.

Aspectos abordados da NR 34:

Regras para acesso e permanência nas dependências da empresa;

Horários de entrada e saída do trabalho / carga horária;

Código de ética;

Políticas internas de trabalho;

Produção;

Segurança no trabalho e riscos inerentes às atividades a serem executadas;

As condições e o meio ambiente de trabalho;

Os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPCs existentes no estabelecimento e suas localizações;

O uso adequado e obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs;

 

Aspectos abordados do ISPS Code (item 18.3 | parte B):

Significado e consequentes requisitos dos diferentes níveis de proteção;

Reconhecimento e detecção de armas, substâncias e dispositivos perigosos;

Reconhecimento de características e padrões de comportamento de pessoas que possam representar uma ameaça à proteção;

Técnicas utilizadas para lograr medidas de proteção.

A capacitação anual contou com uma carga horária total de 4h, sendo ministrada por Pedro Barbosa, coordenador de Segurança do Trabalho, e Marcelo Bittencourt, Supervisor de Segurança Portuária (SSP/PFSO), ambos profissionais experientes e integrantes da equipe do TUP Enseada.

Nezias Andrade, Técnico de segurança da Bamin, uma das mineradoras cliente da Enseada, teceu os seguintes comentários sobre o treinamento ministrado: ‘evento muito rico em informações, ministrado por profissionais com vasto conhecimento e didática para o ensino. Parabéns à equipe da Enseada por realizar eventos desta magnitude, promovendo saúde e segurança para cada colaborador envolvido nos processos das operações portuárias.”

Já a técnica de segurança da FGS, Caroline Barbosa Costa comentou que “A reciclagem do curso de ISPS Code e integração foi uma excelente iniciativa do TUP Enseada, pois por meio de pessoas capacitadas foi possível reforçar as normas de segurança, assim como os procedimentos internos que norteiam e garantem a segurança de todos.”

A ação empreendida pela Enseada integra o seu Programa de Capacitação Profissional, atendendo às condicionantes socioambientais da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

17/12/2021
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado