Dia da Árvore – 21 de Setembro
O Dia da Árvore é comemorado anualmente no Brasil em 21 de setembro. A criação da data surgiu da necessidade de sensibilizar a população em geral sobre a importância das árvores para o meio ambiente, a conservação dos recursos naturais, inclusive para a vida dos seres humanos. A data foi escolhida também, em razão de coincidir com a chegada da primavera no hemisfério Sul.
Buscando promover e disseminar um processo de sensibilização entre seus integrantes e terceirizados, a Enseada realizou nos últimos dias o plantio de 100 mudas de espécies da região, correspondente ao bioma Mata Atlântica, no Corredor Verde do empreendimento, buscando com isso adensar a vegetação no local.
O Corredor Verde é uma área voltada à preservação ambiental, localizado na lateral do empreendimento, que busca estabelecer uma função ecológica muito importante para a biodiversidade, que permite não apenas o trânsito de animais silvestres, como também a disseminação de sementes das espécies de plantas locais, além de criar uma barreira natural entre o empreendimento e a comunidade de Enseada do Paraguaçu de uma forma muito mais agradável, atenuando a poluição visual e o ruído.
A Mata Atlântica, por sua vez, é um bioma composto por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, como manguezais e restingas, que se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo, por exemplo, várias espécies endêmicas (que ocorrem apenas nessa região). Devido a uma série de fatores, entre os quais que incluem principalmente o desmatamento por ação humana, restam, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente. Dados do Ministério do Meio Ambiente estima que ser encontrado neste bioma cerca de:
20 mil espécies de vegetais;
850 espécies de aves;
370 espécies de anfíbios;
200 espécies de répteis;
270 espécies de mamíferos;
350 espécies de peixes.
Infelizmente, o uso descontrolado da biodiversidade da Mata Atlântica tem causado grande destruição desse importante bioma no Brasil.
A ação contou com a participação de 20 (vinte) integrantes e de empresas parceiras, que realizaram o plantio das mudas, adubando e umectando o solo.
Esta ação integra o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Enseada e atende às condicionantes socioambientais da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.
Navegando Juntos
Roberto