Protagonismo das mulheres foi tema de feira cultural em Santiago do Iguape
A Enseada marcou presença na VI Feira de Cultura Afro-Brasileira do Iguape, realizada na comunidade quilombola de Santiago do Iguape, em Cachoeira, nos dias 28 e 29 de novembro. Exposições, palestras temáticas, oficinas, feira de artesanato, culinária e apresentações culturais integraram a programação do evento, que mobilizou moradores, estudantes, membros de associações e lideranças locais e regionais.
“No primeiro dia do evento, sexta-feira, escolas de Santiago do Iguape, do quilombo do Engenho da Ponte e dezenas de estudantes e professores passaram pelo nosso estande. Ao todo, cerca de 140 pessoas foram capacitadas pelo Programa de Educação Ambiental para as Comunidades (PEAC)”, revelou Morgana Andrade, psicóloga da equipe de Responsabilidade Social da Enseada.
Foram aplicadas no evento as cartilhas da Coleção Sustentabilidade e as obras sobre Contos Quilombolas. De acordo com Morgana, a publicação “Cultura de Paz e Não Violência” foi apresentada pela primeira vez na comunidade, que reconheceu a importância da temática. Crianças, adolescentes e educadores foram contemplados pelas capacitações, que vão continuar nos ambientes escolares e associações da região.
Participaram da feira alunos do Instituto Federal da Bahia (IFBA-Santo Amaro), da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).