
Projeto de educação ambiental do Estaleiro é apresentado para professores da comunidade de Enseada
A educação ambiental é fundamental para a sensibilização das pessoas em relação ao mundo em que vivem. Partindo desse princípio, a Enseada escolheu a Escola Municipal Desembargador Oscar Dantas, localizada na comunidade de Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, para ser a primeira unidade de ensino na região a executar o projeto “Educação Ambiental na Comunidade”. O lançamento do projeto-piloto aconteceu nesta sexta-feira (06), para coordenadores e professores da escola.
A proposta da iniciativa, que integra o Programa de Educação Ambiental para as Comunidades (PEAC), é contribuir para a melhoria das condições de vida das pessoas, executando ações práticas que promovam o desenvolvimento sustentável local, através de oficinas, campanhas educativas, palestras e outras atividades coletivas. Para Filipe Barbosa, da equipe de Responsabilidade Social da Enseada, o projeto só vai cumprir seu ideal se todos abraçarem a causa. “A participação da comunidade na construção, elaboração e execução é essencial. E a gente percebe que as lideranças comunitárias estão motivadas e querendo colaborar”, revelou.
Núbia Reis, diretora escolar, acredita que esse é o início de um longo e gratificante trabalho com a Enseada. “Essa parceria tem tudo para dar certo. Ela tem que ser fortalecida e mantida para o bem da comunidade e para o futuro das crianças e adolescentes. Aqui eu tenho 78 alunos que serão beneficiados com novos pensamentos e comportamentos”, informou.
Moradora e liderança local, Lícia Machado aprovou a ideia apresentada pela equipe da Enseada para a juventude de onde ela mora. “Gostei da modéstia do grupo e senti uma energia positiva nas palavras. Esse é um projeto muito bom, e estaremos juntos. A relação transparente entre as partes conta muito nessa hora. Esse é o momento de darmos as mãos”, disse Machado.
O conteúdo que será trabalhado vai estar inserido no programa das disciplinas da escola. Serão realizadas atividades dentro e fora do ambiente escolar, sempre acompanhando e respeitando o cronograma da instituição. A previsão é que as ações do projeto sejam iniciadas a partir da próxima semana.