Fliquinha 2014 – “A Mãe do Timbó” apresenta conceitos de sustentabilidade

“A Mãe do Timbó” conta, de forma didática, a história de mulheres que não conseguem extrair o cipó da mata. Ela estimula entre as crianças noções sobre a preservação da natureza. Esse livro infantil tem o objetivo de valorizar e transmitir o conto do Quilombo Calolé, próximo aos Quilombos Tombo e Itabira. O local possui uma mata repleta de árvores frutíferas, de onde se extrai o alimento da população. A história relata a tradição local das mulheres, que fazem cestas para frutas por meio do cipó, encontrado nas árvores.

Os autores Vilson Caetano e Maria das Mercês Ferreira contam a lição dada por Dona Cecé. De acordo com ela, “o mato tem muitas histórias”. A obra faz com que o pequeno leitor compreenda a importância da floresta para a população local, além de perpetuar a narrativa transmitida por muitas gerações.

Com o objetivo de valorizar e garantir a difusão da memória popular local, a Enseada Indústria Naval promove o lançamento e a contação de história do livro “A Mãe do Timbó”, nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 9h30, durante a programação da Fliquinha, evento paralelo à Feira Literária Internacional de Cachoeira -Flica, que começou ontem (29) na Cidade Heroica e vai até o dia 2 de novembro.

 

30/10/2014
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado