Feiras de saúde promovidas pela Enseada realizaram 2,2 mil atendimentos
Dona Maria, dona Edna e outras pessoas que moram em comunidades de Saubara, Salinas da Margarida e Maragojipe, Área de Influência Direta (AID) da Enseada, têm algo em comum: elas foram beneficiárias dos 2,2 mil atendimentos médicos e odontológicos gratuitos oferecidos em feiras de saúde que aconteceram na região, com o apoio do Estaleiro. Além dos atendimentos médicos, foram realizadas palestras educativas sobre temas como planejamento familiar, prevenção de DST’s e do câncer de mama.
A feira onde mais atendimentos foram contabilizados foi a Ação Cívico Social (Aciso), em Salinas da Margarida, uma parceria com a Marinha do Brasil e a prefeitura do município. Ao todo foram cerca de 1,8 mil atendimentos para crianças e adultos durante três dias. Uma grande equipe formada por médicos, dentistas, psicólogos e profissionais de outras especialidades cuidou e orientou a população que passou pelos estandes do evento.
A dona de casa Maria Rita, que foi acompanhada pelo filho de 7 anos, levou a criança para o escovódromo, onde profissionais especializados ensinaram o garoto a escovar os dentes da forma correta, prevenindo doenças bucais. Ao falar sobre esse tipo iniciativa, ela foi enfática. “Isso é além do que eu esperava. Por mim, tinha sempre. Eu adorei”, afirmou empolgada.
Na Enseada quem cuida dessas ações é a área de Responsabilidade Social, liderada pela coordenadora Sandra Costa. “Todo esse tipo de ação faz com que a gente minimize impactos sociais, gerando resultados positivos para as comunidades. Isso promove mais educação, mais saúde e também contribui para o desenvolvimento local, suprindo as carências da região”, revelou.
Presente na Feira de Saúde que aconteceu em janeiro, na comunidade da Baiuca, Edna das Neves aproveitou a oportunidade para assistir a palestras e fazer exames clínicos. “Trouxe os meus cinco meninos. Acho esse tipo de atividade muito importante para nós”, contou Edna. Crianças e adultos, além do atendimento de avaliação recebido, foram encaminhados para tratamento especializado com dentista, fisioterapeutas, entre outros profissionais.