Enseada desenvolve ações em territórios quilombolas do município de Cachoeira
A Enseada realizou em junho diversas ações em cinco comunidades quilombolas do município de Cachoeira. O trabalho é parte de um calendário especial do Programa de Educação Ambiental para as Comunidades (Peac), criado para atender às comunidades quilombolas das cidades localizadas nas Áreas de Influência Direta e Indireta do empreendimento.
Segundo Bruno Pita, biólogo e integrante da equipe de Responsabilidade Social, o trabalho é desenvolvido de acordo com a realidade de cada lugar. “Nós atuamos com ações diretas nas áreas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança. A abordagem e a interação social nos dão as informações necessárias para desenvolvermos as variáveis de cada ação”, explicou. A equipe visitou a Fazenda Pilar, Santiago do Iguape, São Francisco do Paraguaçu, Tabuleiro da Vitória e Engenho da Vitória.
Na área da saúde foram realizadas palestras sobre dengue, doença de chagas, DST, esquistossomose. Em meio ambiente, foram discutidas questões sobre a poluição e a preservação dos manguezais, a pesca predatória (bomba e rede de malha fina) e práticas sustentáveis para geração de renda. No tema segurança, foram dadas orientações gerais para minimizar o risco de acidentes entre os quilombolas.
No mês de agosto, a equipe volta a visitar as comunidades de Cachoeira, a fim de detectar resultados positivos e para dar um retorno sobre tudo o que foi discutido. Neste mês de julho, o grupo está visitando os quilombos do Guaí, Guerém e Salamina Putumuju, todos localizados na cidade de Maragojipe.
MARCOS PEREIRA DE SOUZA