Cooperativa de costura e artesanato é inaugurada em Maragojipe com apoio da Enseada
“Um sonho de muitas mulheres. Daqui pra frente é só sucesso”. O sentimento de conquista expresso nas palavras de Maria São Pedro, presidente da Cooperativa de Trabalho em Costura e Artesanato (Coopcam), contagiou suas colegas durante a inauguração da cooperativa, nesta quinta-feira (18), na Praça da Promessa, em Maragojipe.
Formada por 14 integrantes, a entidade apoiada pela Prefeitura de Maragojipe, Enseada Indústria Naval e Programa Conexão, surgiu como resposta à necessidade coletiva de empreender. Sandra Costa, coordenadora de Responsabilidade Social da Enseada, prestigiou a inauguração e defendeu a cultura associativista como alternativa para a geração de renda. “Quando nos unimos somos mais fortes. O sucesso da cooperativa é a sua gestão e a união dos participantes. Com essas questões sob controle, podem continuar contando com a Enseada”, argumentou Sandra.
A prefeita de Maragojipe, Vera Lúcia, parabenizou o grupo que se mobilizou e não desistiu diante das dificuldades encontradas pelo caminho. “Hoje é só o começo de tudo. Vocês têm que continuar lutando e se apoiando uma na outra. Felizmente, vocês têm o Estaleiro para lhes apoiar. Espero que vocês permaneçam firmes, que o retorno não vai demorar a vir”, comentou Vera durante o evento, que contou também com a presença de representantes de instituições financeiras, vereadores e servidores municipais.
Eliana Reis integra o grupo de cooperadas desde a primeira reunião. A sua vida se resumia aos ambientes da própria casa. “Eu não saia, só ficava tomando conta dos meus netos. Mas quando começaram os cursos do Sebrae, comecei a fazer novas amizades e aprendi coisas novas. Participei da Fecom em São Roque e amei. Hoje, já penso em fazer até faculdade. Ainda tenho muita coisa pra fazer nessa vida. A cooperativa me fez enxergar isso”, revelou, entusiasmada.
Além dos materiais descartados que serão doados à Coopcam (fardamento, madeira, lonas e plásticos que envolviam peças e máquinas), a Enseada se coloca como um cliente em potencial da cooperativa. “O Estaleiro vai também nos doar um armário e um balcão de madeira feitos por integrantes da obra. Esse apoio que a gente vem recebendo nos anima e encoraja a cada dia”, afirmou Maria.