A Enseada recebe visita de alunos de graduação de Engenharia Civil e de Produção da FACEMP
O estaleiro Enseada recebeu, no dia 08 de novembro de 2018, a visita de 25 alunos e 03 professores da FACEMP – Faculdade de Ciências e Empreendedorismo, situado no Município de Santo Antônio de Jesus – BA, que cursam graduação em Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Os alunos visitantes compreendem entre o quinto e oitavos semestres de graduação.
A iniciativa partiu dos professores da FACEMP que consideram de fundamental importância para a formação dos alunos a vivência em áreas industriais de segmentos diferenciados que agregam valores técnicos à experiência acadêmica, como também ampliam a visão sistêmica de uma organização e seus processos de produção.
Desde a implantação do seu Estaleiro, a Enseada promove essa aproximação com as entidades de ensino da região, acolhendo a visitação de alunos de diferentes Instituições, como por exemplo das áreas de Segurança e Saúde, Administração e Engenharias. Na diversidade dos olhares de áreas diversificadas é possível perceber a importância que o empreendimento traz a região do Recôncavo Baiano.
Em geral, as programações da visita se iniciam pela apresentação das normas e regras de segurança adotadas pelo estaleiro, incluindo a apresentação da equipe de QSMS, o perfil de gestão da Gerência Industrial, permeado pelas ações das áreas de responsabilidade social, sustentabilidade, da gestão de pessoas e processos.
A visita dos alunos da FACEMP contou com a apresentação dos processos produtivos desenvolvidos no estaleiro, projetado pela Kawasaki Heavy Industries (KHI) visando ter produtividade e qualidade para competir no mercado internacional, e foi conduzida pelo líder da Área de Produção, o Engº Eletricista Cleydson Carvalho, que levou os estudantes para percorrer os cais de atracação e a oficina 6, onde explicou e fundamentou os processos industriais ali desenvolvidos, buscando com isso passar aos alunos uma visão das disciplinas que mantidas em quadro funcional do empreendimento.
A construção naval é o principal negócio do estaleiro Enseada, que foi projetado para desenvolver projetos complexos de offshore com a mais alta tecnologia e um conceito diferenciado de sustentabilidade, além de navios mercantes, militares e especializados. Sua planta industrial foi criada seguindo os altos padrões de qualidade, produtividade em nível global, utilizando a mais moderna tecnologia em construção naval, buscando máxima eficiência e mínimo desperdício em todas as etapas operacionais.
Durante a visita percebeu-se o particular interesse dos alunos em conhecer a realidade da engenharia numa área industrial. Assim foram apresentados o fluxo de produção desde o recebimento das chapas e perfis pelo Caís 1 e seus equipamentos, utilizando o Unloading Crane e a movimentação e armazenamento no pátio de chapas; na sequência foram mostrados os materiais sendo distribuídos nas naves da oficina 0006 totalmente mecanizada, passando pelas áreas de corte e marcação, painelização, sub-montagem, montagem de blocos, conformação de chapas e perfis, além da forma apresentado a forma como é realizada a transferência dos blocos para a montagem final das embarcações no dique seco e os processos de finalização nas cabines de jateamento e pintura.
Ao final da visita, Cleydson Carvalho enfatizou a importância das escolas de engenharia prepararem os alunos recém graduados para uma gestão de forma sistêmica, buscando com isso alinhar a interdependência positiva que se observa entre os processos industriais, o planejamento e as pessoas.