Refeitório do Estaleiro produz 4 mil refeições por dia. Conheça essa rotina!
Diariamente, são servidos nos refeitórios do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) cerca de 3 mil cafés da manhã, 4 mil refeições (jantar e almoço) e aproximadamente 500 lanches. Calculando a quantidade de alimentos individualmente, grandes números surgem: 280 quilos de feijão, 300 quilos de arroz, 2 mil litros de suco e 1 tonelada de proteína.
Em funcionamento nos três turnos diários, 24 horas por dia e com 120 de funcionários, dois refeitórios atendem a toda mão de obra do Estaleiro, que hoje chega a aproximadamente 4,5 mil trabalhadores. Com tanta gente reunida num só lugar, é preciso que haja um controle rigoroso em todo o processo.
De acordo com Mateus Zollinger, responsável administrativo do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP), esse é um trabalho que começa na seleção dos suprimentos, passando pela segurança no preparo, limpeza do ambiente e finalizando com a refeição na mesa. “Seguimos cuidadosamente todos os procedimentos recomendados pela Anvisa. Temos todo cuidado com a segurança alimentar”, explicou Zollinger.
A equipe responsável pela cozinha, capitaneada pela supervisora Alice Duarte, aceita sugestões dos trabalhadores, e ela também avalia os pratos mais aceitos. “Temos um cardápio versátil, adaptado ao paladar dos integrantes”, comentou.
Segundo Duarte, que supervisiona as cozinhas, o cardápio é definido pela empresa que fornece a alimentação, a Nutrigolden, e aprovado pelo CEP. “Acompanhamos as atividades da empresa e percebemos que existe uma preocupação muito grande na escolha dos produtos”, comentou. Hortaliças, farinha e algumas frutas são fornecidas atualmente por cooperados dos municípios de São Felipe e Conceição do Almeida.