Equipamento instalado na Unidade Paraguaçu vai auxiliar processo de montagem do Goliath

A Enseada continua se preparando para executar, nas próximas semanas, o içamento da viga principal (main girder) do Goliath. Para instalar no alto das duas pernas os equipamentos que serão essenciais durante essa operação, os strand jacks (macacos hidráulicos), foi montado o guindaste Manitowoc M 18000, da empresa Saraiva.

Esteiras, corpo, lanças e outros acessórios do Manitowoc chegaram ao Estaleiro em cima de 45 carretas. Montado em cinco dias por uma equipe de sete profissionais, o guindaste irá operar a mais de 150 metros do chão. “Ele vai levantar os dois macacos hidráulicos, cada um pesando 22 toneladas. A altura será um elemento que vai dificultar a ação. Mas estamos nos preparando para que tudo ocorra como planejado”, afirmou Jacques Raigorodsky, que integra a equipe de Operações Especiais do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP) e soma 35 anos de serviços prestados à Odebrecht.

Para José Alves, supervisor Operacional da Saraiva, este será um desafio inédito. “Nunca trabalhamos com essa configuração (185,9 metros). Através dele já montamos torres eólicas e reatores de refinarias, mas sabíamos que aqui iríamos encontrar algo diferente. Por isso acompanhamos a chegada dos primeiros navios à Enseada. Foi aí que começamos a ter uma noção do tamanho do guindaste”, declarou.

De acordo com o projeto, sem a instalação dos strand jacks não é possível içar a viga principal. “Por isso a importância da atuação do M 18000 para o sucesso da montagem do superguindaste. Somente um equipamento especial como esse para alcançar o topo das pernas do Goliath”, comentou Marcus Vinicius, gerente de Obras da Enseada.

14/01/2015
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado