ENTREGA DA PREMIAÇÃO – CONCURSO DE FOTOGRAFIA “OLHARES CURIOSOS”
A premiação do concurso fotográfico “Olhares Curiosos” foi realizada pela Enseada nos dias 07 e 08 de julho, em seu empreendimento em Maragojipe, em homenagem ao dia mundial do meio ambiente, com o objetivo de promover uma maior reflexão sobre a poluição ambiental causada pelo lixo descartado na região de forma irregular.
Para efetuar a inscrição, cada participante enviou foto com a temática “resíduos sólidos / lixo”, captadas na região do entorno do empreendimento, indicando situações de disposição em locais inadequados a serem evitadas, iniciativas positivas, impactos do lixo no meio ambiente. Os vencedores receberam vales-compras para serem utilizados nas redes de supermercados próximas ao empreendimento.
Na categoria “Comunidades”, o 1º colocado, Marcos Santos do Nascimento disse que “gostou muito de participar do concurso, pois chamou atenção das pessoas em relação ao descarte correto dos resíduos sólidos, cuidando melhor do meio ambiente”.
Tatiane Borges Delmiro, a 1ª colocada na Categoria “Integrantes da Enseada e Empresas Parceiras”, comentou que “ficou muito feliz por ter participado do concurso, momento em que pode perceber que um simples descarte indevido pode causar danos futuros irreparáveis e que a comunidade local precisa de maior conscientização”.
O desenvolvimento de ações pela Enseada que promovam maior reflexão dos indivíduos em relação a sua responsabilidade em relação à sustentabilidade ambiental passa pelo processo de reflexão e internalização do papel de cada um no sentido de assegurar um meio ambiente saudável para as atuais e futuras gerações. Com esse intuito, Isis Assis, coordenadora de sustentabilidade da empresa, buscou uma forma criativa de despertar esse olhar para as questões que afetam a qualidade ambiental dessas comunidades, por meio de uma atividade que envolveu o uso do aparelho celular para realização das fotografias, pratica muito atual nos dias de hoje, considerando que quase todos possuem um aparelho com câmera fotográfica para seus registros cotidianos.
A ação integra o Programa de Educação Ambiental do Plano Básico Ambiental da empresa, constante das licenças nº 19.900 e nº 20.117 emitidas pelo INEMA.