ENSEADA REALIZA OPERAÇÃO DE RECEBIMENTO DE CARGA DE PROJETO PARA TERCEIROS EM SEU TERMINAL ALFANDEGADO
A Enseada realizou na última semana operação pioneira em seu Terminal de Uso Privativo – TUP com o recebimento de carga de terceiros, totalizando 6 mil toneladas de equipamentos. As cargas, constituídas de geradores e acessórios, transportadas pelos navios MV BBC Gdansk e Yu Peng, vieram da Coreia e se destinam às usinas de geração termoelétricas de Prosperidade II e III, em Camaçari/BA.
A Enseada foi contratada pela Brasil-Projects, empresa responsável pelo recebimento, desembaraço e transporte das cargas, que estão sendo desembaraçadas em seu Terminal alfandegado antes de serem levadas por transporte rodoviário até o seu local de destino.
O 1º desembarque foi composto de 6 geradores e demais acessórios, com 2.810t, cuja operação foi iniciada no dia 28/03 e finalizada dia 31/03, totalizando três dias consecutivos de trabalho. Já o 2º desembarque, envolveu a movimentação de 5 geradores e acessórios, com 3.241t, realizado no período de 1º a 02/04, em apenas dois dias seguidos de operação, um dia a menos do que o originalmente planejado.
Essa foi a primeira vez em que a Enseada operou cargas de projeto para terceiros, tendo sido desenvolvidos por sua equipe todos os planos engenharia de amarração, rigging e lashing para as cargas movimentadas em seu Terminal. A operação envolveu o desenvolvimento de dispositivo específico para içar os geradores, além da utilização de pontes rolantes com capacidade de 120t + 120t (total 240t).
Cleydson Carvalho, coordenador de operações da Enseada, declarou que a operação foi realizada com sucesso, a despeito da sua alta complexidade e de ter exigido um desenho logístico integrado capaz de, ao mesmo tempo, garantir segurança sem riscos de avarias aos equipamentos, com transit time e custos reduzidos. Tamanha é a complexidade da operação que não são todos os portos (e armadores) que se encontram estruturados para a sua realização.
Já Danilo Oliveira, engenheiro que integra a equipe industrial, acrescentou que a operação foi planejada em seus mínimos detalhes e tudo ocorreu com plena segurança. A equipe estava bem-preparada, sendo possível otimizar as atividades, resultando na redução do tempo inicialmente previsto para o descarregamento do segundo navio. Nossos objetivos foram atingidos: uma operação de excelência e o cliente satisfeito, complementou.
Importante destacar que cerca de 85% da mão de obra envolvida na operação é originária da região do entorno do Terminal Enseada e possui experiência anterior em cargas de projeto adquiridas nos últimos 18 anos de trabalho seja na Enseada ou em empresas do grupo Novonor.
A operação de cargas de projeto, definida pelo Ministério da Infraestrutura como qualquer tipo de carga pesada ou volumosa que não pode ser transportada em contêineres convencionais considerando as dimensões ou tonelagem, podendo ser chamadas de cargas indivisíveis, representam um grande desafio para qualquer Terminal que precisa ser dotado de uma infraestrutura adequada para a sua realização.
Esta publicação atende à condicionante referente ao Programa de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.