Construção de cais vai aproximar Estaleiro Enseada e Saubara
A Enseada Indústria Naval e o município de Saubara estarão mais próximos em cerca de 10 meses. É que foi assinada a ordem de serviço para construção do Atracadouro Bica de Monte Cristo, em Bom Jesus dos Pobres. O deslocamento entre o Estaleiro e o município hoje é feito de carro em 2 horas e 30 minutos. Depois que o cais estiver pronto, a viagem poderá ser feita em lancha rápida com apenas 20 minutos de duração. Isso vai permitir que a comunidade tenha mais oportunidades no Estaleiro, seja através de emprego ou fazendo parte da cadeia de fornecedores locais.
A construção do atracadouro faz parte do projeto Circuito Náutico do Paraguaçu, em execução pelo Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba). A ordem de serviço foi assinada pelo secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, com a presença do prefeito Capitão Joelson e do diretor de Relações Institucionais da Enseada, Humberto Rangel. “Essas obras são fruto de um trabalho em equipe e além de beneficiar a população de Saubara, vai contemplar os distritos da área rural”, informou Cavalcanti.
Um valor de aproximadamente R$ 3 milhões será destinado para a construção do píer, que terá como responsável a Tecnocret Engenharia Ltda, empresa vencedora da concorrência pública. Com a conclusão do atracadouro, novos investimentos são esperados, promovendo o desenvolvimento econômico e social do local, gerando emprego e renda.
Segundo Humberto Rangel, a construção do equipamento vai propiciar uma melhor integração entre o estaleiro e a cidade vizinha. “É uma aproximação no sentido da mão de obra, do prestador de serviço, da ativação do comércio local e do turismo”, revelou o executivo da Enseada.
Navegando Juntos
dicajunior54@gmail.com