Estudantes do Senai têm aulas práticas de soldagem na Unidade São Roque
Cinquenta e seis alunos do curso de Construção de Estruturas Navais, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da cidade de Nazaré, começaram a ter nesta semana aulas práticas de soldagem, no prédio onde ficam as oficinas na Unidade São Roque da Enseada. A disciplina, Técnica Operatória de Soldagem e Corte, tem carga horária de 220 horas e deve ser concluída até o início de janeiro.
Cleidejane Conceição, professora do Senai, é quem está ministrando as aulas. “Pelo que percebi nos primeiros dias, é uma turma bem unida. Estou me dedicando para desenvolver bem o trabalho, e espero que eles saiam daqui sabendo o que são cordões paralelos e sobrepostos; que aprendam a soldar tubulações a 45 e a 90°”, declarou. Izabel Porto, psicóloga da equipe de Educação Profissional da Enseada, acredita que essa oportunidade que o empreendimento oferece é um diferencial na formação dos futuros profissionais. “Quando se alia teoria à prática, os resultados são maravilhosos. É daí que surge a motivação para aprender. Percebemos no perfil dos jovens disciplina e responsabilidade, o que os torna determinados na busca de oportunidades no mercado profissional”, analisou.
O Curso de Aprendizagem Industrial (CAI Básico), que está sendo oferecido pelo Senai, é gratuito e destinado a candidatos que buscam capacitação para o primeiro emprego. Alexandre Augusto é um dos jovens nazarenos que estão em busca de qualificação. “Meu desejo é estar preparado para o mercado, seja para trabalhar aqui ou em qualquer outra indústria. Meu foco é esse e não vou desistir”, explicou.
No Módulo Básico (teórico), os alunos tiveram aulas de Redação Técnica, Matemática Aplicada, Sociologia e Segurança do Trabalho, Educação Ambiental, Qualidade e Produtividade, entre outras. “Vou me esforçar bastante, revisar os estudos em casa. Serão muitas oportunidades aqui por perto. Em uma delas eu vou me encaixar”, comentou Pedro da Paz, com empolgação e confiança.