ENSEADA REALIZA TREINAMENTO DA BRIGADA DE EMERGÊNCIA
Durante o mês de fevereiro, integrantes da Brigada de Emergência da Enseada participaram, no site, de treinamentos para o combate a incêndio e primeiros socorros, em atendimento à NBR 14276, de 29/01/2007, e ao Plano de Atendimento de Emergências (PAE) da empresa.
Com carga horária de 12 horas, o treinamento de Prevenção e Combate a Incêndio contou com aulas sobre prevenção e combate ao fogo, triângulo do fogo, química do fogo, pontos de fulgor, combustão, ignição, classificação de incêndios (A, B, C e D), formas de extinção, abafamento, resfriamento, entre outros conceitos da Teoria do Fogo. Durante as aulas práticas, todos os participantes fizeram o uso dos extintores e sistemas montados de mangueiras de combate a incêndios, em exercícios de simulações de combate aos principais tipos de incêndio em vasilhames e no solo.
Já o treinamento de primeiros socorros foi iniciado com o Basic Suport Life (BSL) e contou com carga horária de 8 horas/aula, que incluiu noções de anatomia e fisiologia dos centros respiratórios e cardíacos, noções ressuscitação cardiopulmonar (RCP), anatomia óssea, manobras de desobstrução das vias respiratórias, estabilização de ferimentos e fraturas, queimaduras, traumas cranioencefálico, entre outros. As aulas práticas envolveram imobilizações de membros superiores e inferiores, tratamento de ferimentos, massagem cardiorrespiratória, resgate de vítimas em acidentes, entre outras técnicas.
De acordo com Pedro Barbosa, Coordenador de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde (QSMS) da Enseada e um dos instrutores do treinamento, os integrantes participaram das oficinas de manobras práticas, executando 100% cada uma delas. “Foram feitos questionamentos relativos às diversas formas de abordagem às vítimas, além de metodologias a serem adotadas para o início ao combate ao fogo, a constituição dos principais agentes extintores e como identificar qual o agente mais adequado em relação à classe de incêndio. Muito bom poder treinar os integrantes para lidarem com situações de perigo, que podem colocar a vida de um outro integrante em risco, contribuindo também para a preservação do patrimônio da empresa ao se adotar os princípios de prevenção e segurança”, afirmou o instrutor.
Ao todo, participaram do treinamento 22 brigadistas que atuam em áreas diversas da Enseada, incluindo trabalhadores das empresas parceiras como Bamin, FGS, Copa Ambiental, GPS e Gereré. Destaca-se que os conhecimentos disseminados podem vir a ser uteis também no dia a dia dos participantes em suas respectivas comunidades.
Canal para dúvidas, sugestões, reclamações ou elogios: (71) 99962-7173
Este informe atende à condicionante referente ao Programa de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.