
EEP capacita profissionais para atuar na operação do Estaleiro
O Estaleiro Enseada do Paraguaçu, que está sendo construído no Recôncavo Baiano, prepara-se para iniciar, em 2014, a chamada etapa industrial, onde será iniciada a construção dos sete navios-sonda para a Sete Brasil. Neste segundo momento serão demandadas atividades diferentes daquelas que estão sendo realizadas atualmente, o que requisitará novos cargos e profissionais.
Assim como realizado no início da construção do estaleiro, a empresa priorizará a contratação de moradores do entorno, mas também capacitará os profissionais que atuam na primeira fase para que possam concorrer às vagas que serão abertas futuramente para a construção das sondas. “Estamos empenhados em preparar os trabalhadores da primeira etapa a ocuparem os cargos que surgirão na etapa industrial. Aqueles que forem bem avaliados serão requalificados nas profissões da operação. Nosso objetivo é continuar a garantir o desenvolvimento socioeconômico da região”, afirma Silvio Zen, diretor de Implantação do EEP. As capacitações serão realizadas em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai ).
As profissões mais requisitadas em cada uma das etapas são:
Durante a construção do estaleiro:
Eletricista F/C: Profissional que executa serviços de montagem e apoio à manutenção industrial. É preciso ter conhecimento em interligação e montagem de painéis de força e controle.
Caldeireiro: Realiza serviços de fabricação, montagem e manutenção industrial de equipamentos, estruturas metálicas e tubulação. Fabrica e monta tubulações de rosca ou solda, para condução de líquidos e outros produtos.
Mecânico Ajustador: Monta equipamentos rotativos e realiza manutenção em componentes, equipamentos e máquinas industriais.
Encanador: Executa serviços de montagem e manutenção industrial. É preciso ter conhecimento especializado em tubulação.
Soldador ER: Executa serviços de soldagem especializada em tubulações, estruturas e equipamentos no processo de eletrodo revestido.
Durante a etapa industrial:
Caldeireiro Naval: Confecciona, repara, instala e solda peças e elementos diversos em chapas, barras perfiladas e tubos de metais ferrosos e não ferrosos voltados para a construção naval.
Rigger: Opera máquinas e equipamentos de campo.
Soldador TIG: Efetua soldas em tubulações, estruturas e equipamentos no processo TIG, objetivando a união de peças, dentro dos padrões de qualidade e segurança exigidos.
Mecânico de Manutenção: Avalia condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas e equipamentos, documenta informações técnicas.
cardoso
Navegando Juntos
Luiz Alberto
Luiz Alberto
Navegando Juntos
Luiz Alberto
Onácio
Marijane
Navegando Juntos
Navegando Juntos
Ricardo
Onácio
Navegando Juntos
adriano popular carneiro