Conhecimento para ganhar o mundo: estaleiro já capacitou 15 mil pessoas

A formação de mão de obra especializada, sobretudo de moradores do Recôncavo Baiano, é uma prioridade. Ao lado de importantes parceiros, como as prefeituras de Maragojipe e Salinas da Margarida, a Enseada desenvolve um grande programa de treinamento, internamente ou nas próprias comunidades, para habilitar os trabalhadores a atuarem no segmento naval. Uma pesquisa feita pelo Sindicato das Indústrias da Construção e Reparação Naval Offshore (SINAVAL) indica que 70% dos profissionais dos estaleiros são operários especializados.

Partindo de um conceito educador, o estaleiro já capacitou cerca de 15 mil pessoas em três anos. “Queremos ser vistos muito além de uma empresa que constrói navios. Nos sentimos responsáveis por qualificar essa mão de obra da região da melhor forma, para que ela possa ser absorvida por nós. Nosso interesse é, sem dúvidas, ter no nosso estaleiro os melhores profissionais do Recôncavo Baiano”, afirmou Ricardo Lyra, diretor de Pessoas e Organização da Enseada.

 

Por uma boa formação

15.784. Esse foi o número de pessoas capacitadas pelo estaleiro em três anos, sendo que mais de 13 mil pelos programas de educação ambiental para comunidades e integrantes. A preocupação com as pessoas ultrapassa nossas fronteiras. Para evitar acidentes nas estradas, treinamos 595 motoristas do estaleiro e de empresas prestadoras de serviço com o objetivo de conscientizá-los para uma direção responsável e segura.

Seguindo a filosofia de educar pelo trabalho, temos sete programas internos de capacitação. Apenas o Acreditar formou 468 homens e mulheres. O Líder a Bordo, que tem como objetivo formar novos líderes na empresa, capacitou 198 integrantes. O TTA, em parceria com a Kawasaki, levou 117 trabalhadores para o Japão.

Criado pelo Governo Federal para ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional, o PRONATEC qualificou nas áreas de influência do estaleiro 490 jovens.

08/07/2015
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado