AULA INAUGURAL DO CURSO DE TURISMO PARA JOVENS, FRUTO DA PARCERIA ENTRE A ENSEADA E O IFBA
No dia 02 de março foi realizada a aula inaugural do curso de Agente de Informações Turísticas que tem o intuito de capacitar profissionais para apresentar ao visitante os aspectos socioculturais, históricos, ambientais e geográficos, além de opções de roteiros e itinerários turísticos disponíveis, incentivando o ecoturismo sustentável em Salinas da Margarida e sua região.
O curso, fruto da parceria entre Enseada, o Centro de Referência do IFBA e a Prefeitura Municipal de Salinas da Margarida, é voltado para a formação de 80 jovens da região, alunos do ensino fundamental e médio, com idade entre 13 e 18 anos que terão ao longo de 3 meses e meio aulas práticas e teóricas que abordarão conteúdos históricos e culturais, preparando o estudante para inclusão no mundo do trabalho e contribuindo para sua fixação na região, como também para o desenvolvimento socioeconômico local.
Para Cristiane Silvão, Coordenadora do Centro de Referência do IFBA, através da parceria entre a prefeitura de Salinas da Margarida, a Enseada Indústria Naval e o Centro de Referência do IFBA, campus Salvador, o objetivo é formar agentes de turismo para receber e conduzir o turista, divulgando a realidade histórico-cultural da região, além de orientar para o turismo sustentável.
A iniciativa de apoio, por parte da Enseada, encontra-se prevista no âmbito do Plano Diretivo de Pesca – PDP, programa voltada à sustentabilidade da pesca local, que prevê em seu EIXO V o desenvolvimento de ações e iniciativas voltadas ao incentivo ao empreendedorismo local, como alternativas voltadas à qualificação que promovam trabalho e renda em complementação à atividade pesqueira, buscando assim não só elevar os níveis de empregabilidade, como também reduzir a pressão sobre os estoques pesqueiros na região.
Saiba mais
Salinas da Margarida, além de contar com uma belíssima orla e com águas calmas, tem uma história que se caracteriza pelo crescimento econômico por meio da indústria de exploração do sal, da maricultura e, mais recentemente, com a instalação do Estaleiro Enseada, um dos maiores investimentos do estado da Bahia nos últimos 20 anos.
Em 2021, foi implantada uma Marina com recursos do PRODETUR (Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste), proporcionando assim uma nova dinâmica no turismo náutico da região, um vetor importante para o desenvolvimento da economia dos municípios situados na Baía de Todos os Santos – BTS. A ideia é que esse empreendimento impulsione ainda mais o turismo de forma perene, durante todo o ano e não somente no verão. O local conta com espaços gourmets e, em breve, considerando o aumento do fluxo de pessoas, deverá ser aberto um espaço voltado à prestação de informações turísticas e que oportunizará a contratação de guias de turismo.
A baixa qualidade no desempenho dos profissionais do setor turístico; a crescente importância do turismo em várias esferas das atividades humanas, como social, política, econômica, ambiental e cultural, traz consigo a imposição da qualificação profissional para este setor. Neste sentido, o agente de turismo poderá atuar na sua própria cidade, indicando as áreas de relevância ecológica, histórica e cultural, com interface com as agências de turismo e operadoras de viagens, de ecoturismo, turismo cultural, turismo educacional, viagens convencionais, viagens de incentivo, entre outras. O profissional também pode exercer de forma autônoma sua profissão, alcançando assim a qualificação para o trabalho.
Para a Enseada, o apoio à iniciativa representa não só uma forma de fortalecer o turismo local e as ações de empreendedorismo, com geração de trabalho e renda, como também, de valorização profissional e do ser humano.
_____
Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental – PEA, Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.