Após período de aprendizado, estudantes concluem estágio no Estaleiro

“O conhecimento adquirido durante um ano na faculdade não supera o que aprendi aqui em apenas um mês”. Esta foi a avaliação do estudante de engenharia elétrica, Marcus Vinicius, que integrou o Programa de Estágio de Férias do Consórcio Estaleiro Paraguaçu (CEP), encerrado na última quinta-feira (30), no Estaleiro Enseada.

As apresentações individuais foram o ponto alto do evento, que marcou oficialmente o fim do período de estágio. Na ocasião, os estagiários fizeram uma avaliação sobre a experiência de trabalhar no Estaleiro, falando um pouco sobre suas percepções e aspirações em relação à carreira. A gerente de Educação Profissional, Márcia Lapa, afirmou que o programa, além de promover o exercício prático, é uma vitrine para o próprio estudante. “No estágio, os talentos têm a chance de serem descobertos”, frisou.

Durante o período laboral, os estagiários cumpriram uma movimentada agenda, percorrendo diversos setores do empreendimento, inclusive a unidade do Enseada em São Roque do Paraguaçu. “Como uma ação executada em uma área é diretamente ligada a outra, os jovens tiveram a oportunidade de transitar por toda a obra”, analisou Izabel Porto, psicóloga da equipe de Treinamento Profissional.

O evento foi prestigiado também pelos líderes Henrique Marchesi (site manager), José Flávio (Obras Mar), José Geraldo (Recursos Humanos), Marco Aurélio (RP de Topografia), Winston Bold (Eletromecânica), Luciana Fernandes (RP de Meio Ambiente), entre outros.

Visita técnica
Acompanhados pelo engenheiro mecânico César Aun, os estudantes seguiram até o canteiro de São Roque e puderam conhecer as mais importantes instalações, como as oficinas de outfitting (acabamento), jateamento e pintura, além do pátio de estoque de chapas que, quando estiver em operação, vai poder receber até 2 mil toneladas de aço.

Aun foi um dos integrantes que passaram quatro meses no Japão, participando do treinamento de transferência tecnológica da Kawasaki, parceira tecnológica e sócia efetiva do Estaleiro Enseada. Para o estudante de engenharia mecânica, Filipe Guerra, o estágio não poderia terminar de outra forma. “Conhecer as máquinas que irão cortar as primeiras chapas de aço dos futuros navios foi sensacional”, alegrou-se.

05/02/2014
1 Comentário
1 Comentário
código captcha * Seu e-mail não será divulgado

Sérgio

ORGULHO DE PODER FAZER PARTE!