NOVEMBRO AZUL: CAMPANHA DE PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA
A campanha do Novembro Azul é celebrada anualmente e tem como objetivos compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de próstata; proporcionar esclarecimentos sobre a importância do diagnóstico precoce; formas de acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento; além de contribuir para a redução dos índices de mortalidade. Busca em adição superar o preconceito para a realização dos exames de detecção que podem reduzir consideravelmente as chances de diagnóstico precoce.
Atualmente, o câncer da próstata é um dos que mais atinge os brasileiros, depois do câncer de pele. A realização de campanhas como essa busca chamar a atenção da sociedade para a importância das medidas preventivas e do diagnóstico precoce acerca do câncer de próstata, além de outras doenças tipicamente masculinas.
O preconceito continua sendo o principal obstáculo para a prevenção do câncer de próstata. Segundo o Instituto do Câncer de São Paulo, no Brasil, um entre cada quatro homens não faz o exame médico necessário para detectar a doença e o exame preventivo é fundamental para a cura do paciente, uma vez que o tumor do câncer da próstata cresce devagar e a sua detecção precoce abre uma janela muito boa para a recuperação do paciente, com mais de 90% de chance de cura quando em estágio inicial.
A ação empreendida pela Enseada volta-se aos trabalhadores e no último dia 23 de novembro foi realizado um TDT Geral tendo como facilitadora, a enfermeira Jucidalva Santos (Juci), parceira de longa data, sempre disponível para este tipo de evento. A dinâmica utilizada na palestra foi a de perguntas e respostas, premiações para os primeiros que respondessem de forma correta, com excelente participação do público.
Registrou-se a presença de 60 integrantes da Enseada, empresas parceiras e cliente.
Mais informações:
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer), um homem no Brasil morre a cada 38 minutos de câncer de próstata. Contudo, um dos aspectos mais preocupantes sobre este tipo de câncer vai além da mortalidade, visto que é preciso acabar com o preconceito contra exames de prevenção à doença e alertar sobre os fatores de risco. no geral o câncer de próstata ocupa o terceiro lugar em incidência, com uma estimativa de 72 mil novos casos em dois anos, sendo o mais incidente entre os homens.
Embora o câncer de próstata não apresente sintomas na maioria dos casos de doença em estágio inicial, alguns pacientes podem ter sinais como:
– Dificuldade para urinar
– Diminuição do jato de urina
– Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
– Sangue na urina ou no sêmen
Nesses casos, a busca por um médico é obrigatória e o especialista provavelmente recomendará a realização dos exames indicados.
___________
Esta ação integra o escopo dos Programas de Educação Ambiental, módulo voltado aos trabalhadores, e de Comunicação Social – PCS da Enseada, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e das Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.