World Clean Up Day BTS e o movimento “Praia Limpa, Praia Linda” em Enseada do Paraguaçu
Em mais uma das ações do World Clean Up Day 2024 conjugada com a ação do movimento “Praia Limpa, Praia Linda”, a Enseada realizou no dia 21 de setembro mais uma ação de limpeza de praias e manguezais em Enseada do Paraguaçu.
Em 2024, as ações que mobilizam cidadãos ao redor do mundo em prol da limpeza de praias e ambientes costeiros estão sendo realizadas ao longo do período de 20/09 a 19/10 em vários pontos distintos da Baía de Todos os Santos – BTS, como a praia de São Tomé de Paripe, da Boa Viagem, da Preguiça, da Capadócia e do Farol da Barra em (Salvador), além de Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe, contando com a participação de empresas de diversos setores que reconhecem a importância da conscientização ambiental, especialmente diante da fragilidade de nossos ecossistemas frente ao problema dos resíduos urbanos que afetam os ambientes marinho e costeiro, além do manguezais e toda a biota aquática, em especial pela poluição com plásticos. Está prevista também ação em Ilhéus.
Na comunidade remanescente de quilombo de Enseada do Paraguaçu, a ação que contou com o apoio da Copa Engenharia Ambiental, que ao final coletou, transportou, pesou e destinou adequadamente os resíduos coletados, atraiu mais de 50 participantes, a maioria deles moradores, entre adultos e crianças, mas também contou com representantes da CODEBA e da Fundação Aleixo Belov que marcaram presença, fortalecendo a rede de apoio à causa ambiental. Juntos, foram recolhidos 170 kg de resíduos, evidenciando a urgência de ações como essa para a preservação do meio ambientem, em especial da BTS.
Durante a limpeza, chamou a atenção dos participantes a variedade de resíduos encontrados, incluindo itens incomuns como vasos sanitários, tubo de televisão antigo, ventilador, uma panela de ferro e até uma pia de cozinha. Também foram coletados diversos petrechos de pesca abandonados, que representam um grave risco para a vida marinha. Esse fenômeno, conhecido como “pesca fantasma”, ocorre quando equipamentos de pesca perdidos ou descartados continuam a capturar e matar animais marinhos, agravando a já preocupante situação dos oceanos.
Por outro lado, uma observação positiva foi feita pelos participantes: tanto a praia quanto o manguezal estavam visivelmente mais limpos em comparação aos anos anteriores, quando ações semelhantes foram realizadas. Essa melhoria é um sinal encorajador de que os esforços de conscientização e limpeza estão gerando resultados.
A Enseada reafirma seu compromisso com a preservação ambiental e destaca que ações como essa demonstram que a união da comunidade e empresas pode fazer uma diferença significativa na proteção de nossos recursos naturais e preservação ambiental de uma região cuja beleza e riqueza é fonte de renda para muitos moradores desde a pesca e mariscagem, como o próprio turismo.
_________________________
Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Sustentabilidade da Pesca, de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Enseada e constam da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.