TREINAMENTO PARA OPERADORES DE PTA – SEGURANÇA NA ENSEADA INDÚSTRIA NAVAL
No último dia 23 de junho, a Enseada realizou mais um treinamento no âmbito do seu Programa de Capacitação Profissional voltado a operadores de PTA – Plataforma de Trabalho Aéreo, com a participação de 5 integrantes. O treinamento teve como objetivo principal proporcionar aos participantes o conhecimento da norma e as habilidades necessárias para trabalhar de acordo com as regras de segurança na utilização de Plataformas Elevatórias, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Anexo IV da NR-18 do Ministério do Trabalho e Emprego.
O treinamento foi dividido em duas etapas distintas. A primeira consistiu em uma parte teórica, realizada em sala de aula, quando foram transmitidos aos participantes conhecimentos sobre os procedimentos de segurança, normas regulamentadoras e melhores práticas a serem observadas durantes as operações do equipamento. Nessa fase, foram abordados os principais aspectos relacionados ao uso correto da PTA, visando garantir especialmente a segurança dos operadores e das demais pessoas envolvidas nas atividades.
Após a aula teórica, os participantes avançaram para a segunda etapa, que envolveu a prática da operação do equipamento, realizada nas instalações do Shop 6 da Enseada. Nessa fase, por meio de simulações reais, os operadores foram desafiados a operar a PTA em diferentes situações operacionais, sempre seguindo as normas de segurança estabelecidas e acompanhado de perto pelos instrutores de segurança, colocando em prática todo o conhecimento adquirido durante o treinamento.
Vale ressaltar que o treinamento realizado nessa data foi voltado exclusivamente para as atividades em curso na BGL, uma balsa oceânica que se encontra atracada no empreendimento, onde os operadores capacitados serão responsáveis por realizar o acesso seguro das equipes de trabalho ao convés superior da embarcação.
Destaca-se que Enseada tem como sua principal meta trabalhar com o “acidente zero” em todas as suas operações, para tanto investe continuamente em ações de capacitação que assegurem maior segurança aos seus colaboradores e parceiros, buscando reduzir riscos e promover um ambiente de trabalho cada vez mais seguro.
_______________
Esta ação integra o escopo dos Programas de Capacitação Profissional e Comunicação Social –PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e das Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Portaria nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.