TREINAMENTO ANUAL DA BRIGADA DE EMERGÊNCIA
O período de seca de uma região é comumente determinado por fatores climatológicos, principalmente a baixa precipitação e a baixa umidade relativa do ar e as altas temperaturas. Estas características favorecem o aparecimento de muitos incêndios em vegetação.
As queimadas de fragmentos de vegetação podem provocar graves danos ao meio ambiente, em especial à flora e à fauna. Causam a destruição de hábitats, queima de madeira e mortalidade de espécies. As consequências econômicas também são muito significativas, começando pelos custos para seu controle. Em casos mais extremos, os incêndios podem, inclusive, ocasionar a perda de vidas humanas.
Na região de inserção do Terminal e Estaleiro Enseada, há um hábito muito comum da população, que, principalmente nesta época de altas temperaturas e poucas chuvas, pode provocar incêndios: a queima de lixo.
Sabendo da importância de estarem preparados para combater possíveis focos de incêndio, a Enseada Indústria Naval realizou no dia 27/01/2023 o treinamento anual de formação da sua Brigada de Emergência.
A brigada de emergência para incêndios é definida como um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio. Tais pessoas também são responsáveis pelos primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
Na Enseada, a brigada de emergência é composta por um grupo de profissionais da própria organização, que representam todos os setores/departamentos e que desenvolvem essa função de maneira voluntária, estando preparados para atender a qualquer tipo de evento perigoso que represente risco às pessoas e às edificações da empresa.
Geralmente, as operações de uma brigada são sustentadas por três pilares básicos: primeiros socorros, evacuação e resgate de pessoas, além de preparar todos os participantes para atendimento e combate à incêndios.
Vale salientar que, além da participação dos integrantes da Enseada, houve a participação das empresas subcontratadas, parceiras e clientes. O treinamento foi dividido em dois períodos, o primeiro período teórico, realizado em sala de aula e o segundo período prático, executado em campo.
A importância da aprendizagem deste treinamento foi sentida dias após a sua realização, quando nos arredores da empresa ocorreu um incêndio de médias proporções e o combate deste evento foi realizado por integrantes treinados, evidenciando desta forma a efetividade do conhecimento transmitido na teoria e na prática.
____________
Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e os Programas de Educação Ambiental para Trabalhadores – PEAT e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.