TDT REALIZADO EM PARCERIA COM IFBA APRESENTA CULTURA LOCAL E POTENCIAL TURÍSTICO DA REGIÃO
Comprometida com o desenvolvimento contínuo de seus funcionários e parceiros, a Enseada realizou no dia 10 de julho de 2024 mais uma edição do Treinamento Diário de Trabalho (TDT) abordando o tema Patrimônio Cultural e Potencial Turístico da região. Participaram da atividade 47 integrantes e colaboradores de empresas parceiras, prestadoras de serviço e clientes.
O evento contou com a presença de representantes do Instituto Federal da Bahia (IFBA) / Centro de Referência de Salinas da Margarida, Cristiane Silvão e Emily Teles, que também destacaram a importância da atuação do IFBA na região, especialmente na oferta de cursos que atendem às demandas locais de formação profissional.
Um dos pontos altos do treinamento foi a discussão sobre o desenvolvimento do curso de “Agentes de Informação Turísticas”, apoiado pela Enseada. Este curso visa capacitar profissionais para atuar no setor turístico, fornecendo informações e assistência aos visitantes, promovendo a valorização e o desenvolvimento do turismo local destacando as referências culturais na região.
Além disto, o potencial turístico da região de Maragojipe e Salinas da Margarida foi destacado, abrangendo diversas vertentes como turismo de sol e praia, religioso, gastronômico, histórico e de imersão cultural. Com paisagens deslumbrantes, rica herança cultural e uma gastronomia típica, os municípios tem todos os ingredientes para se tornar um destino turístico de destaque.
Segundo a professora Êmylli “Durante o TDT buscamos apresentar como aconteceu desenvolvimento do curso de “Agentes de Informação Turísticas” em Salinas da Margarida aos colaboradores da Enseada. Descrevemos sobre alguns eixos temáticos abordados em aula, de suma importância para a atividade turística na região, como: a comunicação oral e escrita, desenvolvimento de estratégias de marketing, e conhecimentos geográficos e históricos que atribuem riquezas de patrimônio histórico e cultural. Este momento representou uma importância singular. Em um contexto geral, para reforçar o potencial turístico para o turismo de sol e praia, religioso, gastronômico, histórico, de imersão cultural e tantos outros, de um município limítrofe de grande influência para o território onde se insere a empresa. Além disso uma parcela considerável dos colaboradores é desta região, podendo ter familiares ou conhecidos como residentes na região. Logo é interessante a observância desse movimento de desenvolvimento profissional, que traz melhores perspectivas para o futuro!”
Na oportunidade, os participantes receberam a cartilha ““Patrimônio Cultural: referências culturais na área de influência do estaleiro, que apresenta, de forma ilustrativa, a situação em que se encontram alguns dos principais bens culturais da região do Recôncavo, organizados segundo as categorias definidas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em: celebrações, formas de expressão, ofícios e modos de fazer e edificações e lugares. A cartilha compõe a coleção de Sustentabilidade da Enseada ampliando a disseminação de conhecimentos acerca das riquezas e referências culturais da região em atendimento à Anuência do IPHAN.
Durante o treinamento, a coordenadora do IFBA, Cristiane Silvão apresentou diversos cursos oferecidos pelo instituto, com foco em áreas estratégicas como Beneficiamento de Pescados, Informática, Ostreicultura, Piscicultura e Turismo. A atualização de produtores e profissionais da aquicultura também foi enfatizada, ressaltando a relevância de capacitar os trabalhadores para aprimorar suas práticas e aumentar a competitividade. É válido mencionar a forte relação dos cursos oferecidos pelo Instituto com o fato de que grande parte da população dos municípios da região tem como principal fonte de renda a pesca, mariscagem e a própria aquicultura.
Cristiane Silvão e Emily Teles destacaram a perspectiva de crescimento dos cursos de curta duração para cursos regulares e de nível superior. Essa evolução educacional proporciona acesso a oportunidades mais amplas no mercado de trabalho, promovendo o engajamento profissional e o desenvolvimento econômico da região. Para os ouvintes, que em sua maioria são moradores locais, as informações foram extremamente valiosas, pois oferecem a possibilidade de qualificação e disseminação dessas oportunidades para familiares e amigos.
A iniciativa da Enseada de promover o TDT demonstra seu compromisso com a qualificação profissional e o desenvolvimento sustentável da região. A parceria com o IFBA e a realização de treinamentos como este são fundamentais para capacitar a mão de obra local, fortalecer a economia e valorizar o potencial turístico de Salinas da Margarida e região.
________________
Esta ação integra o escopo da Anuência do IPHAN e do Programa de Comunicação Social – PCS, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.