SETEMBRO AMARELO: ENSEADA PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO NAS COMUNIDADES

Segundo dados oficiais, o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. Trata-se de uma campanha anual que ressalta a importância de cuidar da saúde mental e prevenir o suicídio, dando visibilidade à causa. Em 2024, a campanha adotou como lema “Se precisar, peça ajuda!” com o objetivo de romper o silêncio em torno do suicídio, promovendo diálogos abertos sobre saúde mental e incentivando a busca por ajuda.

A campanha integra o calendário de ações regulares da Enseada, que anualmente busca fortalecer as iniciativas do Setembro Amarelo por meio de ações que visam despertar a consciência da população das comunidades para a importância do cuidado com a saúde mental, a prevenção ao suicídio, destacando a necessidade de se combater o estigma associado ao tema.

Neste sentido, no dia 18 de setembro, foram realizadas ações interativas de esclarecimentos na Unidade de Saúde da Família de Enseada do Paraguaçu e na Cooperativa das Mariscadeiras de Salinas da Margarida (COOMAS), em Conceição de Salinas, comunidades quilombolas do entorno da empresa, visando desmistificar as questões voltadas ao tema da saúde mental e oferecer apoio às pessoas que estão enfrentando desafios emocionais.

A iniciativa contou com a participação de 26 marisqueiras, pescadores e moradores das comunidades, que tiveram a oportunidade de receber informações sobre a necessidade dos cuidados com a saúde emocional e a importância da rede social de apoio, além de participarem de dinâmicas que fortalecem vínculos afetivos e laços de cooperação e solidariedade.

Durante a ação, as mulheres marisqueiras destacaram a importância da temática, uma vez que além das atividades laborais desenvolvidas na cooperativa elas precisam de momentos reservados para o autocuidado, saúde emocional e bem-estar e solicitaram o retorno da empresa para novas atividades dessa natureza. Ao promover essas ações, a Enseada demonstra seu compromisso com o bem-estar das comunidades onde atua. Ao abordar um tema tão delicado como o suicídio, a empresa contribui para a promoção de um ambiente mais saudável e acolhedor para todos.

A taxa de suicídio entre jovens cresceu 6% ao ano no Brasil entre os anos de 2011 e 2022. Já as taxas de notificações por autolesões na faixa etária de 10 a 24 aumentaram 29% a cada ano nesse mesmo período. O número foi maior que na população em geral, cuja taxa de suicídio teve crescimento médio de 3,7% ao ano e a de autolesão 21% ao ano, neste mesmo período (Dados de pesquisa coordenada pelo Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde – Cidacs/Fiocruz Bahia, em colaboração com pesquisadores de Harvard).

Reduzir a taxa global de suicídio em pelo menos um terço até 2030 é uma das metas dos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). A OMS destaca que “os desafios que levam uma pessoa a tirar a própria vida são complexos e associam-se a fatores sociais, econômicos, culturais e psicológicos, incluindo a negação de direitos humanos básicos e acesso a recursos”.

Sobre o Setembro Amarelo

A campanha foi criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM). Uma ação conjunta para promover a conscientização sobre o suicídio e seus fatores de risco. Desde então, o mês de Setembro foi escolhido para tratar do tema de forma recorrente. Esta seleção foi celebrada, pois o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio acontece no dia 10 de Setembro.

O CVV oferece apoio 24h por dias, 7 dias por semana por telefone, e-mail ou pelo seu chat.

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA.

___________

Esta ação integra o escopo de responsabilidade social da Enseada e dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

 

24/09/2024
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado