SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL É TEMA DE CONSCIENTIZAÇÃO DA CAMPANHA DO SETEMBRO AMARELO
A Enseada promoveu no dia 28 de setembro em seu Treinamento Diário de Trabalho (TDT) a palestra interativa sobre a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, no âmbito da campanha do Setembro Amarelo que tem como foco principal ampliar o conhecimento, a conscientização e a prevenção ao suicídio. Participaram da atividade 78 integrantes e colaboradores da Enseada, de empresas parceiras, prestadoras de serviço e clientes.
O suicídio é um problema de saúde pública com impactos sociais importantes. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, mas estima-se que chegue a um milhão de casos devido às subnotificações. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia e entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta maior causa de mortes.
Praticamente 100% dos casos de suicídio estavam relacionados aos transtornos mentais. Tabus e preconceitos que perpassam essa temática muitas vezes são impeditivos para o indivíduo procurar ajuda especializada e uma rede de apoio que possa contribuir para minimizar seu sofrimento psíquico. Quando uma pessoa decide terminar com a sua vida, os seus pensamentos, sentimentos e ações apresentam-se muito restritivas, ou seja, ela pensa constantemente sobre o suicídio e é incapaz de perceber outras maneiras de enfrentar ou de superar o problema que o aflige.
Durante a atividade um participante relatou sua história de enfrentamento e superação diante de seu quadro de sofrimento psicológico e foi realizada uma dinâmica de grupo estimulando a interação social e expressão da afetividade entre os colaboradores como forma de ampliar as condições de bem-estar e os cuidados com a saúde mental no ambiente laboral.
___________
Esta atividade integra o escopo das ações do Programa de QSMS da Enseada e dos Programas de Educação Ambiental para Trabalhadores – PEAT e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.