REUNIÕES MENSAIS COM SUBCONTRATADOS FORTALECEM A GESTÃO DE QSMS NA ENSEADA

Em um cenário no qual as empresas se veem cada vez mais preocupadas com as questões relativas à saúde, segurança e meio ambiente, a Enseada passou retomou desde abril a sua rotina de realização de reuniões mensais para o alinhamento de procedimentos de QSMS (Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde) com seus subcontratados e parceiros.

As reuniões têm como objetivos a implementação de melhorias contínuas nos processos e rotinas operacionais; o fortalecimento da segurança do trabalho (processos e pessoas); a observância das condições ambientais durante os processos operacionais; a atualização e periodicidade de entrega de documentos legais, alinhado com o PSE – Programa de Segurança Empresarial; além de alinhamento sobre condições de acesso ao Terminal de Uso Privativo (TUP), considerando as exigências de segurança  estabelecidas para um recinto alfandegado pela Secretaria da Receita Federal.

As reuniões são importantes e proporcionam o compartilhamento de boas práticas, unificação de procedimentos, garantia de adesão às legislações vigentes e, acima de tudo, fortalecimento do QSMS dentro da empresa, ao criar maior sinergia entre a Enseada e os parceiros – prestadores de serviços.

A última reunião, ocorrida em 11 de julho de 2023, foi especialmente relevante ao abordar temas fundamentais para o bom desempenho da empresa. Um dos pontos em destaque foi a importância do comportamento seguro dos colaboradores e subcontratados, visando manter o tão desejado “índice ZERO de acidentes”. Essa conscientização é fundamental para criar um ambiente de trabalho mais seguro, onde cada indivíduo compreende seu papel na prevenção de acidentes e preservação da saúde de todos.

Além disso, durante a reunião, foram apresentadas algumas ferramentas essenciais de Gestão de Segurança que podem ser aplicadas no dia a dia das operações. Dentre elas, destacam-se a APR (Análise Preliminar de Risco), que auxilia na identificação antecipada de possíveis riscos de cada operação e na observância de medidas preventivas e mitigadoras; o GRO (Gerenciamento de Risco Ocupacional), que permite uma abordagem mais sistêmica dos riscos no ambiente de trabalho; o REM (Relatório Estatístico Mensal), que fornece dados importantes para análise de desempenho em QSMS; e o Programa de Integração de Novos Funcionários, que garante a conscientização e treinamento adequado dos novos colaboradores.

Essas ferramentas, quando corretamente aplicadas, contribuem para um ambiente mais seguro e eficiente, onde todos compreendem a importância de seguir as melhores práticas em QSMS.

A equipe da Enseada aproveitou também o momento para agradecer a parceria das empresas com a Campanha do Agasalho, informando que a ação conjunta reforça o compromisso com a responsabilidade social e o cuidado para com as pessoas da comunidade ao seu redor em situação de vulnerabilidade social, demonstrando que a empresa vai além dos aspectos estritamente ligados ao negócio e se preocupa com o bem-estar da sociedade.

As reuniões mensais de alinhamento de QSMS com os subcontratados têm se mostrado fundamentais para os resultados alcançados. O compartilhamento de boas práticas, a unificação de procedimentos e o respeito às legislações vigentes são fatores determinantes para o fortalecimento de uma cultura de QSMS sólida e efetiva. Essa postura proativa e consciente reflete diretamente na segurança dos colaboradores, na preservação do meio ambiente e na excelência das operações, consolidando a Enseada como referência em gestão responsável e sustentável na indústria naval.

_______________

Esta ação integra o escopo dos Programas de Capacitação Profissional e Comunicação Social –PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

18/07/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado