PROJETO ESPORTE PARA TODOS DA ENSEADA APOIA COPA DE KARATÊ EM SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU

Reconhecendo a importância do esporte, especialmente aqueles voltados para crianças e jovens em processo de formação, a Enseada apoiou por meio do seu projeto “Esporte para Todos” a realização da XI COPA DE KARATÊ ORIENTAL INTERESTILOS, realizada em São Roque do Paraguaçu no último dia 29 de outubro, que contou com a participação de cerca de 350 pessoas, entre atletas, professores, equipe de arbitragem, familiares e moradores.

Com mais de 250 participantes das delegações de Salvador e Lauro de Freitas, no total competiram 150 atletas nas diversas modalidades, destes cerca de 50 oriundos eram de São Roque do Paraguaçu e Salinas da Margarida.

Um evento desse porte, além de incentivar a importância do esporte como ferramenta potente na formação socioeducacional de crianças e adolescentes, promove inclusão, movimenta a economia local e fortalece o desenvolvimento da região.

O karatê contribui para a socialização de crianças e adolescentes porque visa principalmente a formação do caráter do aprendiz. Entende-se ainda que a prática do karatê na infância e adolescência, favorece o desenvolvimento da autoconfiança, trabalhando ainda a paciência e desenvolvendo o autocontrole, disciplina, perseverança, compreensão e mente aberta. Nos dias atuais, os projetos sociais esportivos alimentam o objetivo de preencher o tempo de crianças, adolescentes e jovens, principalmente no contra turno escolar, assumindo como meta a ocupação do tempo livre de tais cidadãos, de modo a tirá-los das ruas, das drogas e de más companhias.

Foi uma ocasião por demais emocionante! São Roque estava em festa!

O evento contou ainda com o apoio da Copa Engenharia, empresa parceira da Enseada que está sempre presente nas nossas ações.

Desde a sua fundação, a Enseada tem se empenhado em ações voltadas à promoção e incentivo ao esporte e preservação e valorização da cultura local, com o objetivo genuíno de fortalecer iniciativas como essas na região do seu entorno.

Confira abaixo alguns depoimentos a respeito da ação:

“No último dia 29 de outubro, realizamos a XI COPA ORIENTAL DE KARATÊ, momento em que também comemoramos 25 anos de fundação da Associação Oriental. Foi um grande desafio poder levar essa COPA para São Roque do Paraguaçu, por várias razões: primeiro como levaríamos os Tatamis de Salvador, considerando que os mesmos são de grande volume e essenciais para que pudesse acontecer a copa; segundo, se teríamos aderência das associações de Salvador, para se deslocarem para o evento; terceiro, se teríamos apoio da prefeitura municipal e das empresas que funcionam em São Roque. Sobre os Tatamis, a SUDESB cooperou cedendo, e transportando. A prefeitura cedeu o Ginásio. A parceria com a ENSEADA INDÚSTRIA NAVAL, no que se refere a alimentação e lanches para os árbitros e a administração do evento, foi de suma importância dentro do contexto. A razão principal de termos feito o evento em São Roque, foi de mostrar para a comunidade a importância do Karatê na formação de crianças, adolescentes e jovens, dando-lhes oportunidade de escolha, e assim, possibilitando trilharem novos caminhos. Fiquei muito feliz com todo resultado.” Lindolfo Barbosa – Presidente da Federação Baiana de Karatê Interestilos.

“XI -Copa oriental de karatê, realizada pela primeira em São Roque do Paraguaçu, município da cidade de Maragogipe-Ba, um evento grandioso para nosso município e realizado com muito sucesso, eu Raimundo Barbosa, como professor de karatê faixa preta 2°-dan conhecedor de eventos dessa natureza em cidades com estruturas maiores, posso garantir que foi um evento grandioso, estou muitíssimo feliz em realizar esse sonho de poder trazer esse campeonato pra nossa cidade, e isso só se fez possível com o apoio de nossos parceiros e de todos que participaram do nosso eventos, empresas como ” Sudesb, Enseada, Copa, luprint, Stim, associação dos amigos, federação baiana de karatê , Jorge artes, os clubes de karatê que vieram de outra cidade, a Prefeitura municipal e principalmente os atletas da nossa comunidade que fez a diferença com muito empenho, foi um evento que mexeu com a economia local como pousadas, restaurante, vendedores ambulantes entre outros, tivemos uma média de 300 visitantes entre atletas e acompanhantes , tivemos 150 competidores, 31 da nossa comunidade, onde foram conquistado 30 medalhas, 12 de ouro, 12 de prata e 06 bronze. Me dedique ao máximo pra realizar esse evento em São Roque, pra que nossa comunidade tenha uma visão da necessidade do esporte, em especial o karatê, para nossas crianças e adolescente e porque não dizer para os adultos também. No karatê entre outros pontos positivos se ressalta a disciplina, comportamento, formação de caráter, autoconfiança, concentração, além do condicionamento físico. O karatê em si tem um lema. *Respeito acima de tudo. *Esforçasse para a formação do caráter. *Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão. *Criar intuito de esforço. Conter espírito de agressão. Esses são os lemas que procuramos seguir e ensinar a nossos atletas.” Raimundo Barbosa – Presidente da Associação Oriental de Karatê em São Roque do Paraguaçu.

“Esse final de semana o Projeto Social Banzai Dojô que desenvolve ações Esportivas (Karatê), nos bairros de Salvador e Municípios (Salinas da Margarida e Mutá) participaram da XI Copa Oriental de Karatê, em São Roque – Maragogipe – Ba, que reuniu cerca de 200 atletas com um público estimado em 500 pessoas. Foi maravilhoso ver nossas crianças, adolescentes e adultos interagindo de forma presencial. Fiquei bastante satisfeito com o empenho da equipe de Professores da Associação ORIENTAL de karatê, onde o Professor Zeu se dedicou de forma fantástica! Agora é se preparar com os nossos alunos para representar nossa Federação e o nosso Estado no Campeonato Brasileiro de Karatê (CEEBK), que se realizará no Estado de Fortaleza – CE.” Marcos Lourenço Vice-Presidente da FBKI – Federação Baiana de Karatê Interestilos.

___________

Esta ação integra o escopo da responsabilidade socioambiental da Enseada e dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS integrantes da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

03/11/2023
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado