Parceria da Enseada com o IFBA qualifica profissionais da pesca e incentiva projetos sustentáveis na região
No dia sete de dezembro a Enseada apoiou a realização da cerimônia de encerramento do curso “Operador de Beneficiamento de Pescado”, em Salinas da Margarida, concluindo mais uma ação exitosa em parceria com o IFBA – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, certificando 15 marisqueiras e pescadores da comunidade de São Roque do Paraguaçu.
Durante o evento, foram entregues aos alunos o certificado de conclusão do curso e a turma recebeu da equipe de professores o codinome “Energia que Contagia”, devido ao desempenho e entusiasmo apresentados durante o processo de formação, além do interesse em colocar em prática os conhecimentos aprendidos por meio da implantação de um projeto piloto na comunidade.
Norma Borges, vice-presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras de São Roque, agradeceu em nome do grupo “Energia que Contagia” a boa vontade de todos e comentou que:
“O curso foi muito bom para todos. Serviu para aperfeiçoarmos o nosso aprendizado e para corrigir algumas práticas que já fazíamos, porém de forma errada. Esperamos que depois desse venham outros”.
Ao final foi solicitado o apoio da Enseada e do IFBA para a implementação do projeto produtivo de cultivo de marisco, que representa uma iniciativa que poderá agregar valor aos produtos pesqueiros da comunidade, além de ampliar as oportunidades de renda para as famílias da região.
Mario Moura, gerente Industrial da Enseada, reforçou em seu discurso o compromisso da empresa com o crescimento socioeconômico das comunidades e se prontificou em apoiar projetos sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento da região, complementando:
“Parabenizo aos envolvidos no curso: aos formandos, por sua dedicação e confiança de, em breve, poderem aplicar os conhecimentos adquiridos para uma produção de produtos pesqueiros de qualidade na região; ao IFBA por ter disponibilizado profissionais e infraestrutura de altíssimo nível; e à equipe de Sustentabilidade da Enseada que vem se mostrando cada dia mais comprometida com iniciativas que assegurem a sustentabilidade das comunidades pesqueiras da região”. Concluiu desejando um Feliz Natal e um ano de 2019 de muitas realizações para todos.
Em 2018 foram realizadas duas turmas do curso de Beneficiamento de Pescado, qualificando 30 marisqueiras e pescadores das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu. A perspectiva para 2019 é ampliar a parceria para realizar novas capacitações e apoiar a implementação de projetos produtivos nessas comunidades locais.
A ação encontra-se prevista no Eixo 01 do Plano Diretivo de Pesca – PDP, no âmbito do Programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP, que estabelece o apoio a projetos produtivos de pesca e cultivo sustentável com o objetivo fomentar o desenvolvimento sustentável da atividade e o protagonismo social das populações de pescadores tradicionais, por meio do estimulo as suas potencialidades próprias e vocação econômica. As ações se encontram em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas na licença ambiental do empreendimento, emitida pelo IBAMA.