Parceria ADAB e Enseada certifica marisqueiras e pescadores das comunidades locais

Encerrando o ciclo de capacitações, entre os dias 30 de maio e 4 de junho, cerca de 124 pescadores e marisqueiras das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe e de Cairu e Conceição, em Salinas da Margarida, foram certificados em operadores de “Processamento de Pescados e Boas Práticas de Fabricação – BPF”. Os cursos foram realizados por meio da parceria entre a Enseada e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Governo do Estado da Bahia (SEAGRI).

O ciclo de capacitações iniciado em 2018 abordou temas como boas práticas de higiene, alimento seguro e beneficiamento do pescado. Na entrega dos certificados, foi realizada palestra interativa sobre a importância das Boas Práticas de Manipulação de Pescados sob o ponto de vista higiênico e econômico, contribuindo para a melhoria da qualidade do trabalho e garantia do produto ofertados.

“Essas capacitações têm como objetivos agregar valor aos subprodutos do pescado, melhorar a qualidade do produto consumido e comercializado, ampliando as possibilidades de geração de renda às comunidades”, afirma Irma Lavinsky, médica veterinária e coordenadora do Programa de Educação da ADAB.

Esta ação se encontra prevista no escopo do Plano Diretivo de Pesca – PDP, no âmbito do programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP, que prevê o apoio a projetos produtivos de pesca e cultivo sustentável desde a estruturação e implementação; capacitação das associações para a gestão do projeto e respectivo acompanhamento técnico. As ações do PDP se encontram em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas no licenciamento ambiental do empreendimento, realizado pelo IBAMA.

25/06/2019
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado