NOVEMBRO AZUL
Novembro Azul é considerado o mês mundial de combate ao câncer de próstata, tipo mais comum de câncer entre os homens e causa de morte de cerca de 29% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), perdendo apenas para o câncer de pele.
Apesar dos altos índices de cura se identificado em fase inicial, por conta do preconceito que envolve o exame, muitos pacientes são diagnosticados quando a doença já se encontra em estados mais avançados, o que leva a uma maior taxa alta de óbitos. No Brasil, em geral cerca de 11% dos homens são diagnosticados com câncer de Próstata.
Assim, com o objetivo de promover uma maior sensibilização quanto aos cuidados com a saúde masculina, a Enseada Industria Naval realizou uma ação educativa / informativa no seu Terminal envolvendo a realização de palestra no dia 10/11, que contou com a participação de 40 integrantes da Enseada e de empresas parceiras, buscando alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O evento contou com a participação da enfermeira e fisioterapeuta, Adriana dos Santos Silva, que destacou ser a prevenção sempre a melhor medida de combate ao câncer de próstata, considerando que iniciativas como essa da Enseada são de grande importância para conscientização.
Principais Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já se encontram em estágio avançado, o que dificulta a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
Dor óssea;
dores ao urinar;
vontade de urinar com frequência;
presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
obesidade.
Adicionalmente, foi veiculado e-mail a todos os integrantes da Enseada, intitulado “Novembro Azul: Homem que se cuida tem atitude”, alertando para a importância da conscientização e prevenção do câncer de próstata.
Esta ação foi voltada aos integrantes da empresa e integra o Programa de Educação Ambiental e Comunicação Social da Enseada e atende às condicionantes socioambientais da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.