No Dia das Mães a Enseada promove homenagem diferente com incentivo ao “Consumo Consciente” nas comunidades

No ensejo das comemorações do “Dia das Mães”,  a Enseada Indústria Naval S.A. realizou evento  nas comunidades em parceria com o Posto de Saúde da Família de Enseada do Paraguaçu e a Associação de Pescadores e Marisqueiras de Cairu de Salinas, nos dias 5 e 6 de maio, quando promoveu rodas de conversas para discutir os diversos aspectos da temática “Consumo Consciente” e o impacto do consumo no meio ambiente, buscando despertar a consciência dessas mães para uma correlação entre consumo, a geração de resíduos, disposição inadequada e a capacidade de absorção do planeta.

 

Durante as rodas de conversas, que contou com a presença de cerca de 60 mães homenageadas nas duas localidades, Eliene Lima, assistente de sustentabilidade da Enseada, abordou temas como consumo exagerado, desperdício de alimentos, geração de resíduos, destinação inadequada de resíduos (que em geral vão parar em lixões ou no meio ambiente), destacando os impactos ambientais como a destinação inadequada de plásticos, vidros, lixo eletrônico e outros resíduos, que contribuem para destruição dos recursos naturais e perda de biodiversidade, além de destacar o fato de como parte desses resíduos vão parar nos mares e rios impactando uma das principais atividades econômicas da região, que é a pesca e a mariscagem.

As participantes receberam uma cartilha “Consumo consciente no dia a dia”, produzida pela Enseada, aproveitaram para interagir, tirar dúvidas, compartilhar experiências e exemplos relativos à necessidade de promover uma mudança de hábitos e comportamentos em prol de um ambiente mais saudável. Além da roda de conversa, as ações envolveram atividades de lazer e recreação esportiva, conscientização sobre a saúde da mulher, café da manhã coletivo e sorteio de kits de beleza.

No Posto de Saúde da Família de Enseada do Paraguaçu atividades dessa natureza são frequentes e representam uma forma de socialização e promoção de ações educativas. Segundo Janine Pereira de Carvalho, enfermeira coordenadora da unidade de saúde de Enseada do Paraguaçu:

“A cada programação nos organizamos e buscamos o apoio de vários parceiros para que os eventos aconteçam, com o apoio da própria comunidade e da Enseada Indústria Naval, que sempre se faz presente. Eu amei, muito bom! Espero que possamos realizar outras ações conjuntas. Agradecemos por essa parceria, que é muito importante para nossa comunidade”. 

Cristina Mascarenhas, gerente de sustentabilidade da Enseada, destacou que:

“Para a empresa é sempre um motivo de orgulho poder realizar ações que contribuam para o pleno desenvolvimento da consciência ambiental na região, além de promover uma maior socialização entre as pessoas, fortalecendo a relação de parceria da empresa com as instituições que atuam nas comunidades do entorno do empreendimento. A intenção é estar a cada dia mais próximos no dia a dia das comunidades, fazendo a diferença na vida das pessoas.”

____

Este informe atende à condicionante referentes aos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS que integram a Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.

11/05/2022
Sem Comentários
Sem Comentários
código captcha * Seu e-mail não será divulgado