Marisqueiras de São Roque e Enseada do Paraguaçu são contempladas com curso de extensão em ostreicultura
Parceria da Enseada Indústria Naval com a Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Estado) e o IFBA (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia superou as expectativas com a primeira turma do curso de extensão em ostreicultura iniciado dia 16 de maio. Cerca de 50 marisqueiras das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu participam do curso com o objetivo fomentar a implementação do projeto de cultivo sustentável de ostra na região.
Para Norma Crispina, presidente da Associação de Pescadores e Marisqueiras de São Roque do Paraguaçu e uma das mobilizadoras do projeto:
“O curso de ostreicultura na nossa comunidade representa uma maneira de complementar a renda e reduzir a pesca no manguezal que já vem sofrendo com a redução de espécies. Para tanto, contamos com apoio do Estaleiro Enseada e do IFBA e precisamos de novos parceiros como Bahia Pesca e outros que possam nos ajudar a implementar o projeto de cultivo de ostra na nossa comunidade.”
Em 2018 foram realizadas duas turmas do curso de Beneficiamento de Pescado pelo Instituto em parceria com a Enseada, formando 30 marisqueiras e pescadores das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu.
Neste ano de 2019, a rede de parceiros vem sendo ampliado e fortalecida suas atividades com a inclusão da Ong Humana Brasil e a Bahia Pesca. O projeto prevê, após a conclusão da capacitação, a prestação de assistência técnica aos alunos para implementação dos módulos de cultivo, além de uma formação em empreendedorismo, seguida de disseminação de técnicas voltadas a ostreicultura. A Enseada acredita que esse conjunto de ações deverão trazer impactos positivos à sustentabilidade da pesca artesanal na região, ampliando as possibilidades de geração de trabalho e renda.
Esta ação se encontra prevista no escopo do Plano Diretivo de Pesca – PDP, no âmbito do programa de Sustentabilidade da Atividade Pesqueira – PSAP, que prevê o apoio a projetos produtivos de pesca e cultivo sustentável desde a estruturação e implementação; capacitação das associações para a gestão do projeto e respectivo acompanhamento técnico. As ações do PDP se encontram em consonância com as diretrizes estabelecidas no Plano Básico Ambiental – PBA da Enseada, atendendo às condicionantes previstas no licenciamento ambiental do empreendimento, realizado pelo IBAMA.
Saiba mais sobre o curso:
A ostreicultura – criação de ostras – é uma atividade altamente produtiva, mas ainda pouco explorada na região. A capacitação tem uma duração de dois meses, com carga horária de 72h e aulas ministradas na Escola de Aquicultura do IFBA, em Salinas da Margarida. Dentre os temas abordados destaca-se a identificação de locais adequados ao cultivo, obtenção de sementes, monitoramento do crescimento dos indivíduos, estudo de viabilidade econômica, enfermidades que podem afetar o molusco e cuidados que devem ser adotados, noções de legislação ambiental, além de diretrizes para a gestão do projeto e comercialização da produção.