Marca da Enseada começa a surgir na viga principal do Goliath
O Goliath, o mais alto guindaste do Brasil com 150 metros de altura, que está sendo montado na Enseada, começou a receber em uma de suas estruturas a nova logomarca da empresa. Cerca de 20 pessoas estão diretamente envolvidas na operação, que foi iniciada em meados do mês de agosto e tem previsão de ser concluída no final de setembro.
É na viga principal que está sendo desenhado e pintado o nome do empreendimento. Ela possui aproximadamente 140 metros de comprimento e quando estiver erguida terá a altura de um prédio de 50 andares. “Por ser um equipamento de grande porte e importância, foi necessário fazer um planejamento detalhado de cada etapa do trabalho”, revelou Vitor Aun, engenheiro civil da Enseada.
Serão utilizados em toda operação de pintura cerca de 390 litros de tinta vermelha e 120 litros de tinta branca. As tintas são de poliuretano e a cor vermelha adotada possui Pantone 485c. “Tivemos um grande cuidado ao colocar o tom idêntico da marca e ao aplicar a proporção ideal das letras, que têm as dimensões de 3,40 m x 3,40 m”, informou Aun.
Adeilton da Costa é um dos profissionais da Enseada que estão pintando a logomarca da empresa na viga do Goliath. Ele integrou o grupo que ficou no Japão de 8 de janeiro a 16 de abril, participando do Acordo de Transferência de Tecnologia (TTA). Segundo ele, as condições meteorológicas da região tem dificultado um pouco o serviço. “Se tiver umidade, não podemos aplicar a tinta. Se tiver vento, não dá para fixar os gabaritos”, explicou o pintor industrial, que é natural de Maragojipe.
Além de ajudar a montar os megablocos e a erguer de uma só vez a torre de perfuração dos navios-sonda, quando estiver erguido o superguindaste servirá também como um cartão de visita para aqueles que observam o Estaleiro de longe. “É muito gratificante saber que faço parte da equipe escolhida para perpetuar a identidade visual da empresa no Goliath. Esse vai passar a ser o meu marco pessoal. Jamais esquecerei”, frisou Adeilton.