MAIO AMARELO – A SEGURANÇA NO TRÂNSITO COMEÇA NA INFÂNCIA
O Maio Amarelo, movimento internacional que busca conscientizar a população sobre a importância da segurança viária, teve em 2023 o tema “No trânsito, escolha a vida”. A campanha realizada pela Enseada Indústria Naval para as comunidades do entorno do empreendimento destacou a importância da educação no trânsito para as crianças, visando formar cidadãos responsáveis e conscientes para um tráfego mais seguro. E com este enfoque, nada mais justo do que ter como público-alvo as próprias crianças.
Foram realizadas palestras e atividades em três escolas localizadas nas comunidades de Cairu de Salinas, município de Salinas da Margarida, São Roque do Paraguaçu e Enseada do Paraguaçu, ambas em Maragojipe, nos dias 26, 30 e 31 de maio, respectivamente.
Ao todo, 171 alunos entre 6 e 10 anos tiveram a oportunidade de participar das palestras, sendo 115 pertencentes à escola Clodoaldo Brito, em Cairu de Salinas, 26 alunos da escola Antônio Virgílio de Medina, em São Roque do Paraguaçu e 30 crianças da escola Desembargador Oscar Dantas, em Enseada do Paraguaçu. O objetivo principal dessas ações foi transmitir informações sobre segurança no trânsito de forma lúdica e educativa, buscando despertar a consciência e os bons hábitos desde cedo.
Durante as palestras, foram abordados temas como a importância do uso de cinto de segurança e do capacete, respeito às sinalizações de trânsito, o cuidado ao atravessar a rua, utilizando a faixa de pedestre e sempre olhando para ambos os lados e os cuidados ao brincar próximos às vias onde trafegam veículos, hábito muito comum na região. Além disto, foram apresentados conceitos básicos sobre as regras de trânsito, que ajudam as crianças a compreenderem a importância de se comportarem de maneira segura tanto como pedestres quanto como passageiros.
Ao final das palestras, uma dinâmica de jogo da memória foi realizada, com o intuito de avaliar o aprendizado das crianças. Essa atividade permitiu identificar se elas assimilaram as informações repassadas, estimulando a participação e a interação entre elas.
Para Eliene Lima, que conduziu as ações nas escolas, “as ações foram muito proveitosas, as crianças prestaram muito atenção nas informações passadas e interagiram com perguntas sobre o tema e com depoimentos sobre acidentes que já viram acontecer. Algumas já conheciam as sinalizações de trânsito e ao final falaram que iriam levar o assunto para suas casas, para os pais e irmãos, para que eles não sofressem acidentes.”
Emerson Waney, diretor da escola Desembargador Oscar Dantas, em Enseada do Paraguaçu declara: “expressar nosso profundo agradecimento pela palestra ministrada por Eliene Lima da Enseada Indústria Naval, a qual abrilhantou de forma espetacular, de acordo com as manifestações dos profissionais e alunos que participaram deste gratificante evento. Apresentamos nosso protesto de elevada estima e apreço, esperando ter a alegria de recebê-los em outras oportunidades.”
Já Ana Paula, diretora da escola Antônio Virgílio de Medina cita que “A equipe da Escola Antônio Virgílio de Medina e todos os alunos, agradece a Enseada Indústria Naval, que no dia 30 de maio esteve em nossa escola e realizou uma palestra muito produtiva sobre o “Maio Amarelo” onde mostrou aos nossos discentes sobre os cuidados que devemos ter no trânsito. Foi uma tarde muito divertida e cheia de aprendizagem para todos. Agradecemos aos envolvidos por essa iniciativa que tem proporcionado bons frutos para nossa unidade escolar. Gratos!”
A iniciativa da Enseada Indústria Naval em promover essas ações educativas em parceria com as escolas locais é fundamental para a formação de uma nova geração de cidadãos conscientes no trânsito. Ao investir na educação no trânsito desde a infância, cria-se uma cultura de respeito às leis e aos demais usuários das vias, contribuindo para a redução de acidentes e a preservação de vidas.
_______________
Esta ação integra o escopo de ações dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020 e Nº 27.705, de 30 de dezembro de 2022, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.