JANEIRO BRANCO: MÊS DE CONSCIENTIZAÇÃO DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL
O ano acabou de começar e a Enseada já deu a partida no Calendário de Ações 2024 com a realização das atividades da campanha do “Janeiro Branco”, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional dos seus integrantes, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico.
No Último dia 25 foi retomado o ciclo de palestras no âmbito dos Treinamentos Diários de Trabalho – TDT, quando estiveram presentes 47 participantes entre integrantes da Enseada e parceiros/subcontratados para tratar desse tema de suma importância.
A campanha do “Janeiro Branco” destaca o tema sob a ótica da saúde mental, trazendo consigo assuntos importantes para se iniciar o ano de trabalho de forma leve, tranquila e consciente, ainda que lidando com preocupações e adversidades pertinentes ao dia a dia.
Foram abordadas as principais causas das doenças associadas e destacadas as situações motivadoras para um recrudescimento da saúde mental, como ansiedade, depressão e stress. Sendo apresentadas ao final as principais formas para manter/melhorar a saúde mental no nosso cotidiano, conforme elencados abaixo:
– gestão adequada do tempo;
– qualidade do sono;
– prática de esportes ou atividade física que propiciem bem-estar psíquico;
– bom convívio social;
– investir em bons hábitos alimentares e;
– cuidados com a saúde.
O conjunto de iniciativas apresentadas contribuem para uma melhor qualidade de vida, implicando em uma significativa melhoria da saúde mental, quando são colocadas em prática. Lembrando que é natural que os acontecimentos, por vezes, não ocorram exatamente como esperado ou que as prioridades mudem no meio do caminho. Nesse caso, é fundamental reconhecer as qualidades, habilidades e recursos internos para lidar com as adversidades e, se necessário, “reprogramar a rota”.
Durante o evento, observou-se bastante interesse no assunto, com uma participação efetiva do público relatando suas experiências em relação ao tema, o que possibilitou maior interação e empatia com o tema..
Curiosidade:
Por que Janeiro Branco?
Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Esta ação integra o escopo do Programa de Comunicação Social – PCS, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.