
HOMENAGEM DA ENSEADA A D. CADU, MESTRE CERAMISTA DO RECÔNCAVO
A Enseada homenageia neste dia D. Cadu, ou Ricardina Pereira da Silva, que morreu hoje aos 104 anos. Com seu carisma e sorriso sereno, Dona Cadu, mestra ceramista mais antiga de Coqueiros, distrito de Maragojipe, teve, ao longo da vida importantes conquistas. “Certa vez, representei a Bahia com meu material numa exposição em Curitiba. Fui pela cerâmica e pelo samba de roda. Senti muito orgulho do que eu faço e fiquei feliz por ver que gostaram do meu trabalho”, contou ela, com sua simplicidade e o sorriso estampado no rosto.
O deslizar das suas mãos sobre o barro úmido fez parte da rotina de Dona Cadu. Disposta e sempre com muita simpatia, dava vida, diariamente, a panelas e potes de barro, como num balé feito com os dedos. O distrito de Coqueiros, em Maragojipe, guarda em sua história a tradição da cerâmica passada há décadas de geração em geração. Dona Cadu, para a maioria dos moradores, era o símbolo maior dessa cultura. “Era menina ainda quando vi uma vizinha de meu pai fazendo cerâmica. Eu olhava e achava bonito. Ela me perguntou se eu queria aprender e eu aceitei na hora. Assim, do barro, há anos, tenho tirado o sustento da minha família e consegui educar meus filhos”, revelou a ceramista.
A confecção de cerâmica de Coqueiros se encontra entre os bens culturais inventariados pelo Inventário Nacional de Referências Culturais – INRC elaborado pela Enseada, como patrimônio cultural imaterial a ser preservado.
Neste momento de tristeza, a equipe da Enseada expressa suas mais sinceras condolências à família e amigos e deseja que o seu importante legado se perpetue e continue a inspirar as futuras gerações.
__
Esta ação integra o escopo da Anuência do IPHAN e dos Programas de Educação Ambiental – PEA e de Comunicação Social – PCS, integrante da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e as Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022 e Nº 28.961, de 28/06/2023 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.