FESTA DA BARQUINHA REALIZADA NA COMUNIDADE DE ENSEADA DO PARAGUAÇU
Há mais de 50 anos, na noite de 31 de dezembro, acontece, na comunidade quilombola de Enseada do Paraguaçu, a entrega da barquinha nas águas do rio Paraguaçu. Trata-se de uma forma de agradecimento a Iemanjá pela fartura da pesca, além de pedir paz, prosperidade e muita luz, renovando a fé de toda comunidade que acredita nessa manifestação religiosa e cultural, ao ofertar para Iemanjá as suas oferendas.
A organização da tradicional festa foi realizada por três moradoras da comunidade, devotas de Nossa Senhora do Rosário e da Rainha do Mar, Ana Licia Nascimento da Silva Cruz, Benielia Rosario de Souza e Aldaíza Nascimento. Para elas, a tradicional festa da Barquinha de Enseada é de extrema importância para a comunidade católica, onde a tradição é passada de geração em geração por Dona Ditinha e não pode morrer.
O início do cortejo pelas ruas da comunidade, que em 2022 contou com a presença de cerca de 200 pessoas, entre curiosos e devotos, se deu às 19:00 horas e chegou ao Porto às 23:30 horas, quando um grupo embarca com a barquinha com as oferendas para serem entregues à Rainha das Águas por volta da meia noite, sob cânticos, rezas, danças e fogos de artifícios.
Ao final do ofertório, foi passada a bandeira para a nova comissão organizadora, integrada por Benimacio Rosario de Souza e Benimarcos Rosario de Souza, que dará continuidade aos festejos em 2023.
Integrou o escopo da licença ambiental da Enseada a realização do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC), instrumento de identificação, documentação e registro de bens culturais previsto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, que visa promover a possibilidade de “conhecer, identificar e inventariar os bens culturais que compõem a dinâmica cultural da região e seus rebatimentos no território correspondente à área de influência do empreendimento.
A elaboração da cartilha Nosso Patrimônio correspondeu a uma ação de devolução dos resultados do Levantamento Preliminar. Na Cartilha está apresentada a seleção de algumas referências culturais significativas identificadas no INRC, representando um instrumento de comunicação com o objetivo de preservar e incentivar tanto a preservação dos bens culturais, bem como a disseminação e divulgação de seu significado simbólico.
Os programas de educação ambiental e comunicação social da Enseada têm como meta trabalhar temas específicos, considerados de grande relevância para a gestão de recursos naturais e humanos. Eles foram desenhados para atender tanto os trabalhadores do empreendimento quanto as comunidades do seu entorno.
A ENSEADA, como empresa engajada nas causas contemporâneas da sustentabilidade, tem se empenhado na conservação e na gestão eficiente de recursos naturais e sociais sob sua responsabilidade. Por isso, acredita na atuação diferenciada de seus integrantes.
Solicite a sua Cartilha de Patrimônio Cultural e Arqueológico, segundo volume da Coleção Educação Ambiental e conheça outros patrimônios da sua região. Seja um agente disseminador das informações culturais e do patrimônio histórico da sua região.
______
Este informe atende à condicionante referente ao Programa de Educação Ambiental e de Comunicação Social da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.