ESTUDANTES DO IFBA DE SALINAS DA MARGARIDA PARTICIPAM DE VISITA TÉCNICA NA ENSEADA

No dia 08 de junho, a Enseada recebeu para uma visita técnica cerca de 47 estudantes do curso de Agentes de Informações Turísticas IFBA / Centro de Referência de Salinas da Margarida. A visita proporcionou aos alunos uma experiência rica e informativa, dividida em dois momentos distintos e complementares.

O primeiro momento da visita foi uma apresentação sobre o empreendimento, ministrada pelo engenheiro Danilo Oliveira. Durante essa etapa, os estudantes puderam aprender sobre as diversas fases do empreendimento e a ampla gama de projetos desenvolvidos pela empresa. Danilo detalhou as operações do estaleiro e do Terminal de Uso Privativo – TUP Enseada, destacando a importância dessas instalações para o desenvolvimento econômico e social da região.

Em seguida, Claudson Nunes, responsável técnico pela manutenção da Enseada, conduziu os estudantes em uma visita guiada pelas principais instalações da empresa, que permitiu aos alunos conhecerem de perto o funcionamento do complexo industrial e seu terminal portuário, bem como compreender as possibilidades de crescimento e desenvolvimento proporcionadas pela Enseada à comunidade local. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar seus conhecimentos sobre a importância estratégica da Enseada para a região.

Para Êmilly Teles, bióloga, turismóloga e professora do IFBA:

“O Estaleiro representa não apenas o aspecto econômico ligado ao desenvolvimento no sentido puramente industrial, mas também vários marcos temporais de acontecimentos de suma importância para o Brasil e o Recôncavo Baiano. É simplesmente uma fonte avassaladora de informações surpreendentes e impactantes de um passado não tão distante e que também gera grandes expectativas para o futuro. Uma paisagem viva que se modifica à medida que os projetos navais são construídos, está intimamente relacionada com grandes acontecimentos marítimos, transformação da vida de colaboradores, aprimoramento da infraestrutura local nas regiões limítrofes. Outro aspecto que não pode deixar de ser dito, são as contribuições da gestão para divulgação e estimulação dos saberes, festejos e técnicas das comunidades autóctones, e apoiando cursos como este que tive a honra de conduzir.”

Tendo em vista o segmento “Turismo Industrial”, vislumbro a inserção do empreendimento como “Patrimônio Arquitetônico Industrial” de Maragogipe, assim como a “Fábrica Suerdieck” especializada na produção de fumo que marcou a história da economia brasileira. É importante reconhecer a magnitude dessa obra para humanidade e entender que o passado não precisa ser medido em séculos ou milênios, à medida que estamos em movimento deixamos nosso legado. Completa Êmilly.

A parceria entre a Enseada e o IFBA, existente desde 2015, é um exemplo de como a colaboração entre empresas privadas e instituições educacionais pode gerar impactos positivos para a comunidade. Sempre que possível, a Enseada apoia cursos realizados pelo IFBA contribuindo para o desenvolvimento educacional e ampliando as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo local em linha co9m seus programas socioambientais, a exemplo do Programa de Sustentabilidade da Pesca, como alternativa profissional de atividades que contribui para reduzir a pressão sobre os estoques pesqueiros.

O apoio de empresas privadas a cursos de qualificação destinados à população, especialmente jovens e adolescentes, é de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico de uma região. Esses cursos oferecem uma formação complementar que muitas vezes não é contemplada no ensino formal, preparando os jovens para o mercado de trabalho e incentivando o empreendedorismo.

Seguem abaixo depoimentos dos estudantes:

“Tive a oportunidade de conhecer mais sobre a Enseada e o estaleiro do Paraguaçu, e algumas de suas operações e fiquei admirado quando vi as máquinas que eles usam na hora de carregar e descarregar os navios que chegam de diversos lugares. Na Enseada também podemos encontrar o guindaste goliath, uma máquina de tamanho absurdo e que deixa qualquer um espantado(a) com a sua beleza. Você fica encantado(a) ao saber mais sobre a história da Enseada, e sobre as melhorias que foi proporcionada para os moradores locais e região além da geração de empregos, e uma delas a ponte, que antes os moradores só conseguiam fazer a travessia de um lado para o outro através de barco e hoje eles têm mais essa opção. Enfim, eu fico muito agradecido a todos que me proporcionaram essa experiência única que eu jamais irei esquecer.” Wesley Santos, estudante do IFBA.

“A visita à Enseada foi marcante para mim, especialmente pela infraestrutura moderna e a tecnologia avançada da Kawasaki. Aprendi sobre a construção de novos navios, a exportação de minérios e a importância desses produtos para o PIB do Brasil. Também fiquei impressionado com o compromisso da empresa em preservar 25% da área total e em conservar a cultura local, com projetos como o livro “Patrimônio Cultural” e o blog “Navegando nos Unidos”, que ajudam a divulgar e preservar a cultura para a comunidade.” Guilherme Santos, estudante do IFBA.

“No “Estaleiro” conheci um pouco mais sobre a estrutura, conheci de perto o Golias e gostei muito da recepção das pessoas, foi muito importante a visita pelo estaleiro, pois eu entendi mais sobre o lugar:  como são as obras, como é que eles transportam a soja e os minérios por exemplo. Agradeço a recepção maravilhosa, amei conhecer o lugar. Foi um dia muito bom para mim pois eu tive mais entendimento sobre como é ser um guia turístico e conhecer também alguns lugares. Me apaixonei ao conhecer apenas um pouco. Tifanny Santos, estudante do IFBA.

Ao final da visita, os alunos receberam o livro “Patrimônio Cultural”, que faz parte da coleção de sustentabilidade da empresa. Este material visa ampliar o conhecimento dos estudantes sobre as riquezas culturais e referências do patrimônio material e imaterial da região, incentivando a valorização e preservação dos recursos locais.

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Esta ação integra o escopo do Programa de Sustentabilidade da Pesca, da Anuência do IPHAN e do Programa de Comunicação Social – PCS, integrantes da Licença de Operação Nº 19.900, de 07/01/2020 e Licenças de Alteração Nº 20.117, de 14/02/2020, Nº 27.705, de 30/12/2022, Nº 28.961, de 28/06/2023 e 30.924, de 25/04/2024 emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

16/07/2024
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