“Esporte para o Futuro”
A Enseada participou no dia 11 de outubro, na sede da Cobepa, em São Roque do Paraguaçu, do lançamento do Projeto Esporte para o Futuro, uma ação realizada em parceria com a Associação de Pescadores(as), Marisqueiros(as), Lavradores(as) e Moradores(as) de São Roque e Enseada do Paraguaçu – APMALAM. A atividade contou com a presença de 56 alunos das diversas modalidades esportivas, professores, familiares e moradores do distrito, além dos representantes da empresa.
O Projeto é uma iniciativa da APMALAM, com o apoio da Enseada e Copa Engenharia Ambiental que disponibilizaram materiais esportivos para o desenvolvimento das seguintes modalidades: Futebol, Futsal, Vôlei, Capoeira e Treinamento Funcional. Entre os materiais doados estão bolas oficiais, redes de vôlei, atabaques, berimbaus, shorts e coletes. Esta ação beneficiará cerca de 130 crianças, jovens e adolescentes das comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu, que têm na prática esportiva uma vocação local.
O “Esporte para o Futuro” tem como objetivo apoiar o desenvolvimento esportivo, do lazer, do trabalho e do espírito em equipe, além de promover atividades de preparo para uma vida saudável que possa minimizar o índice de violência e acesso às drogas, crescente nas comunidades em tempos de pandemia, para além de lutar por um futuro melhor, fazendo o que eles mais gostam.
De acordo com João Costa, líder comunitário e presidente APMALAM: “Venho desenvolvendo atividades voltadas para a comunidade e para famílias carentes há muitos anos em São Roque do Paraguaçu, e hoje o projeto “Esporte para o Futuro” conta com a parceria da Enseada. É uma realidade para os jovens, adolescentes e crianças, da nossa comunidade, desassistida muitas vezes devido à falta de políticas públicas. A gente vê hoje essa parceria em um momento tão difícil que vem mostrando novos horizontes para novas conquista e um futuro mais promissor para esses jovens da nossa comunidade. E aqui fica o meu agradecimento a todos e todas envolvidos no projeto, patrocinadores e a Enseada.”
Para a Enseada o apoio a iniciativas dessa natureza representa uma ponte para futuro dessa geração jovem, uma vez que o esporte é considerado um veículo para a educação. A sua prática cotidiana possibilita a internalização de valores fundamentais na vida dos indivíduos como o respeito ao próximo, regras de civilidade e convivência, disciplina, trabalho em equipe e cooperação, além de contribuir para o desenvolvimento físico e mental.
A empresa parte da premissa de que o esporte não deve ser limitado e acessado por poucos, deve favorecer a todos que têm interesse e disponibilidade como ocorre espontaneamente nas comunidades de São Roque e Enseada do Paraguaçu em regime de cooperativismo, voluntariado e troca de saberes.
Segundo Robson Gomes líder comunitário “a mais de 40 anos venho desenvolvendo atividades Esportivas visando assistir crianças, adolescentes e jovens da Comunidade, me sinto feliz com a parceria com o estaleiro em que a juventude da Comunidade está sendo assistida. A doação desse material tem um grande significado para nossos jovens e adolescentes porque dará continuidade aos esportes dentro da Comunidade o que no futuro com certeza vai gerar bons frutos.”
Ainda neste mês de outubro, o Projeto que integra o escopo de ações do Dia das Crianças, será lançado também em Enseada do Paraguaçu.
___
Esta ação integra o escopo de ações de responsabilidade social da Enseada e os Programas de Educação Ambiental – PEA e Comunicação Social – PCS da Licença de Operação Nº 19.900, de 07 de janeiro de 2020, e a Licença de Alteração Nº 20.117, de 14 de fevereiro de 2020, emitida pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos hídricos – INEMA.